Publicidade

TSMC pode ter desbancado Samsung na produção de processadores para iPhone

Por| 11 de Fevereiro de 2016 às 09h38

Link copiado!

TSMC pode ter desbancado Samsung na produção de processadores para iPhone
TSMC pode ter desbancado Samsung na produção de processadores para iPhone
Tudo sobre TSMC

Apesar do histórico embate entre Apple e Samsung, talvez você não saiba que a arquirrival da Maçã fabrica (e sempre o fez) diversos componentes para iPhones, iPads e outros produtos. Um dos principais itens são os processadores utilizados nos vários dispositivos, que geram contratos muito lucrativos para a Samsung. No entanto, a sul-coreana não está sozinha no mercado e nos últimos anos vem dividindo a produção dos processadores com a taiwanesa TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), que possui toda a estrutura para bater de frente com a Samsung.

Como se a fabricante dos smartphones Galaxy já não tivesse problemas suficientes com a queda nas vendas de smartphones e também nos lucros, uma notícia recente dá outro baque nela. Isso porque, segundo reportes de sites asiáticos, a TSMC será a única fabricante dos processadores A10 do iPhone 7, que deve ser anunciado em setembro deste ano.

Um dos motivos pelos quais a Apple supostamente escolheu a empresa taiwanesa é o fato dela utilizar o processo de fabricação de 10 nanômetros (nm), que proporciona uma maior eficiência térmica e energética, além de ocupar menos espaço. Anteriormente, a companhia só produzia em processos de 20nm, enquanto que a Samsung tinha a vantagem com processos de 14nm - como pode notar, neste ponto quanto menor o processo, melhor.

Além disso, um outro motivo que pode ter levado a Apple a descartar a Samsung este ano é o fato de que os processadores fabricados pela sul-coreana para os atuais iPhone 6s e 6s Plus apresentaram problemas de performance quando comparados aos chips feitos pela TSMC - apesar da diferença ser de 2 a 3%. Outro ponto é que a Apple também pode estar querendo diminuir sua dependência da Samsung.

Continua após a publicidade

Relatos do MacRumors apontam que, em uma reunião recente, a TSMC informou que estaria se preparando para utilizar o processo de fabricação de 10nm em larga escala apenas no próximo ano, com um início lento agora em 2016. Dessa forma, não sabemos ao certo se a Samsung de fato ficará de fora do jogo este ano ou não.

Os iPhone 7 e 7 Plus são aguardados para setembro e deverão trazer as primeiras mudanças visuais desde que o iPhone 6 foi lançado em 2014. Uma das alterações mais drásticas poderá ser a remoção da entrada para fone de ouvido, além da eliminação da saliência da câmera e a remoção das faixas cinzas da antena na traseira do aparelho.

Fonte: ETNews (Traduzido) via MacRumors.