TSMC pode produzir chips de 10 nanômetros para próximas gerações do iPhone

Por Redação | 27.05.2015 às 10:56

A fabricante de chips TSMC parece estar prestes a lançar novos chips processadores de 10 nanômetros - pelo menos é o que indicam fontes com conhecimento do assunto. Segundo essas fontes, a fabricante taiwanesa adaptará 12 de suas fábricas para dar início à manufatura do novo componente antes do fim do ano e um dos parceiros-chave da empreitada é justamente a Apple.

Se o rumor for verdadeiro, é bastante provável que os novos chips sejam, na verdade, o novo processador A10, que pode chegar ao mercado em 2016 nas próximas versões do iPhone. Ainda não informações sobre as especificações do processo de fabricação do processador, mas antes que esta versão chegue ao mercado, a Apple está solidificando parceiros para o seu aguardado processador A9, que deve ser apresentado em setembro deste ano, junto com o lançamento dos novos iPhones 6s e 6s Plus.

Rumores indicam que o chip A9 pode utilizar um processo de fabricação de 14 nanômetros. Vale lembrar que processadores com números menores de nanômetros costumam ser mais eficientes, resultando em economia de energia que pode permitir que dispositivos como o iPhone tenham maior autonomia de bateria.

Outras fontes também indicaram que os próximos iPhones terão, além do chip A9, 2 GB de memória RAM. O adicional de RAM referente em relação à versão atual do iPhone permitiria que o iOS aproveitasse melhor a função multitarefas, mantendo, por exemplo, abas do Safari abertas por mais tempo sem a necessidade de recarregar ou atualizar.

O atual chip A8 de 64-bit é fabricado através de um processo de 20 nanômetros, o que já corresponde a uma redução significativa em relação ao processador A7. Acredita-se que a TSMC é responsável pela maior parte da produção dos chips A8.

Via AppleInsider e UDN

Fonte: http://appleinsider.com/articles/15/05/26/rumor-tsmc-preparing-trial-run-of-10-nanometer-arm-chips-could-power-future-iphones