Toyota abre divisão para construir soluções de dados no Microsoft Azure

Por Redação | 04 de Abril de 2016 às 14h20

Com a tendência crescente de tornar os carros cada vez mais inteligentes e que interajam com os motoristas, a Toyota está abrindo uma nova divisão chamada Toyota Connected, que irá trabalhar na experiência do usuário, desenvolvimento de produtos e na ciência de dados por meio da plataforma Azure, da Microsoft.

Segundo a montadora japonesa, o Toyota Connected será voltado aos consumidores, às empresas e às iniciativas de instituições governamentais. A estratégia visa acompanhar a mudança no mercado automotivo, cada vez mais centrado no desenvolvimento de soluções inteligentes e interativas.

O Toyota Connected irá concentrar-se em serviços de mobilidade, aplicações de tecnologia, análises e serviços. Neste processo, a nova divisão irá contar com o apoio do Microsoft Azure, que é uma das maiores plataformas de dados na nuvem do mercado. Por meio da plataforma, serão desenvolvidos serviços contextuais e de previsão, além do gerenciamento de dados, algo fundamental para a criação de novas soluções.

A Toyota afirmou que o objetivo será "humanizar a experiência de condução" e estimular a progressão da tecnologia. O Toyota Connected irá fornecer soluções em segurança, Internet das Coisas, integração com serviços das cidades inteligentes e compartilhamento de dados em todo o ecossistema da fabricante. Em março, a Ford também lançou algo semelhante ao revelar o Ford Smart Mobility que tem o objetivo de construir serviços que serão implementados em seus próprios veículos.

Para a Microsoft, a parceria com a Toyota é fundamental na estratégia de atrair fabricantes de automóveis. Enquanto empresas como Google e Apple trabalham na criação de veículos autônomos, Redmond busca tornar-se uma provedora de infraestrutura e facilitadora de mudanças de modelo de negócios para as montadoras. As margens de lucro acabam sendo maiores e o risco de apenas trabalhar como fornecedora de tecnologia para as fabricantes é muito menor do que o de desenvolver seu próprio automóvel.

De acordo com a montadora, os engenheiros da Microsoft irão trabalhar em conjunto com a equipe da Toyota Connected em suas novas instalações e fornecer suporte em todo o trabalho de gerenciamento de dados.

Via ZDNet

Fonte: http://www.zdnet.com/article/toyota-forms-toyota-connected-builds-data-science-on-microsoft-azure/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!