Totvs anuncia ex-IBM Rodrigo Kede como novo diretor-presidente

Por Rafael Romer | 15 de Junho de 2015 às 14h47

Na semana em que realiza seu mais importante evento anual para clientes, o Universo Totvs, a empresa de software de gestão brasileira antecipou algumas de suas novidades nesta segunda-feira (15) e anunciou seu plano de sucessão, que trará o ex-CEO da IBM Brasil, Rodrigo Kede, para o comando da companhia.

Já a partir de hoje, Kede assume o cargo de diretor-presidente da Totvs, passando a responder pela condução da estratégia de crescimento, operação e gestão de pessoas da organização.

Durante o período de transição, Kede continuará reportando ao Diretor Executivo Chefe (CEO) e fundador da companhia, Laércio Cosentino. No final do plano de sucessão, que poderá durar até três anos, Cosentino deixará também o cargo de CEO da empresa — que será passado a Rodrigo Kede.

Completada a transição, a expectativa é que Cosentino siga como membro do Conselho de Administração da Totvs e como presidente do Comitê de Estratégia e Tecnologia. O executivo deverá passar a atuar mais próximo da definição e acompanhamento da estratégia de tecnologia, produto e distribuição da empresa, além de ampliar o contato com clientes.

Segundo Cosentino, que fundou a companhia em 1983 (à época sob o nome de Microsiga), a empresa já estava trabalhando e estruturando sucessão há alguns anos, um processo considerado "natural". Outros nomes foram considerados para o cargo, mas a opção por Kede se deve à proximidade do executivo com a companhia. Há algum tempo, Kede já atuava como membro do Conselho de Administração da empresa — posição que deixa agora ao assumir o cargo de presidente-executivo.

"Nós somos uma empresa do mundo digital, de tecnologia. Quando você olha todas as empresas de tecnologia que não adotaram uma profissionalização no momento de sucessão, foram empresas que sumiram", comentou Laércio Consentino sobre a escolha de Rodrigo Kede. "A empresa digital que quiser continuar a inovar tem que ser completamente profissionalizada".

Rodrigo Kede atuou durante 21 anos na IBM, mais recentemente como vice-presidente mundial de Transformação da organização. O executivo também ocupou as posições de CEO da IBM Brasil, entre 2012 e 2014; vice-presidente da divisão de Serviços de Tecnologia, entre 2011 e 2012; diretor Administrativo e Financeiro (CFO) para a América Latina, entre 2009 e 2011; e também CFO para o Brasil, entre 2006 e 2009.

A empresa não comentou sobre possíveis mudanças de estratégia da companhia com a chegada do novo diretor-presidente. Kede, no entanto, indicou que seu lado empreendedor pode apontar a empresa para uma expansão maior internacional .

"Meu objetivo é ajudar a tornar a Totvs maior e melhor, que obviamente passa por um processo de expansão internacional e aqui no Brasil, onde tem uma oportunidade gigante", afirmou. "Quando eu falo em tocar no lado empreendedor, é de criar coisas novas, poder construir processos novos, ter liberdade para desenvolver coisas dentro da empresa. E uma empresa internacional te dá essa possiblidade de ter mais liberdade para colocar em práticas suas ideias".

Totvs

O novo diretor-presidente da Totvs, Rodrigo Kede (à esq.), e o CEO da Totvs, Laércio Cosentino, em apresentação do plano de sucessão na manhã desta segunda-feira (15) (foto: Rafael Romer)

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.