Publicidade

Toshiba quer vender participação em negócio de chips para Western Digital

Por| 18 de Janeiro de 2017 às 10h20

Link copiado!

Toshiba quer vender participação em negócio de chips para Western Digital
Toshiba quer vender participação em negócio de chips para Western Digital
Tudo sobre Toshiba

A Toshiba está considerando fazer o spin-off de seu negócio de semicondutores e vender uma participação minoritária para a Western Digital, em uma tentativa de aliviar o impacto milionário causado pelo prejuízo de sua unidade de energia nuclear dos EUA.

Segundo fontes familiarizadas ao assunto declararam ao jornal Nikkei, a companhia japonesa estaria interessada em vender cerca de 20% da unidade de semicondutores à Western Digital por até US$ 2,7 bilhões. Uma nova empresa de chips será criada logo no primeiro semestre deste ano, a qual inclusive pode considerar abrir capital no futuro.

No entanto, além da fabricante de discos rígidos, alguns fundos de investimento também estariam interessados pelo negócio, ainda de acordo com as fontes. Vale lembrar que a Toshiba e a Western Digital operam uma fábrica de memória flash em conjunto na cidade japonesa Yokkaichi, localizada na província de Mie.

"É verdade que estamos discutindo uma cisão (spin-off) de nosso negócio de chips de memória, mas nada foi decidido", disse a Toshiba em um comunicado, após o jornal informar que a empresa estava considerando tal movimento. A unidade de chips gera a maior parte do lucro operacional da empresa japonesa.

Continua após a publicidade

O acordo forneceria à Toshiba fundos de curto prazo, além de facilitar a obtenção de empréstimos bancários e outros financiamentos para investimentos de capital e pesquisa e desenvolvimento. Isso facilitaria o crescimento impulsionado por chips de memória flash, eventualmente levantando o capital da Toshiba.

Fonte: Nikkei