Tito Bikes, da família Caloi, aposta na inovação das bicicletas elétricas
Por Natalie Rosa | 20 de Setembro de 2018 às 07h33
Bruno Caloi, membro da família fundadora da marca de bicicletas Caloi, dá continuidade ao trabalho de seus parentes com a sua própria marca, a Tito Bikes. Um dos principais focos do empresário é investir em bicicletas elétricas, tendência que, na Europa, já é capaz de solucionar os problemas da mobilidade urbana.
Em entrevista à Veja, Bruno conta que ele trabalhou, depois da Caloi, em uma fábrica de componentes para bicicletas. "A década de 2000 foi muito ruim para o ramo: existiam poucas marcas, muita concorrência informal e o contrabando era um problema. Mas, a partir de 2007, a bicicleta voltou a ser um item desejado", comenta o empresário.
A Tito Bikes foi criada em 2009 com a fabricação de bicicletas tradicionais, dobráveis e infantis. Agora, os novos modelos elétricos, disponíveis desde o ano passado, estão com preços que variam de R$ 7.999 a R$ 12.999.
Caloi conta que para favorecer a mobilidade urbana nas grandes cidades não basta apenas a criação de ciclovias, mas também estacionamentos especiais para bicicletas. "Comparado com três anos atrás, está muito melhor. As ciclovias podem receber muitas críticas, mas muitas funcionam. Demos o primeiro passo, mesmo que esteja muito aquém do resto do mundo", comenta.
A tendência das bicicletas elétricas está chegando com intensidade no Brasil. Recentemente, a startup brasileira Yellow começou a oferecer o serviço de compartilhamento de bikes na cidade de São Paulo, acrescentando as patinetes elétricas algum tempo depois.
Fonte: Veja