Maquiagem masculina: tinta a prova de calor protege soldados contra explosões
Para um soldado no campo de batalha, uma das coisas mais difíceis é se proteger sem afetar o campo de visão ou inibir a respiração da pele. As tradicionais tintas de camuflagem utilizadas nas guerras são à base de óleo, carbono e cera, materiais que, na verdade, muito mais atrapalham os soldados que os ajudam durante suas missões.
Pensando nisso, os cientistas desenvolveram uma nova versão da tinta, que protege a pele contra o calor intenso. As informações são do Dvice.
Os cientistas e pesquisadores da University of Southern Mississippi substituíram o carbono, o óleo e as ceras contidas nas antigas tintas por um material menos nocivo e com propriedades térmicas: o silicone. O material pode proteger a pele por aproximadamente 15 segundos, bem diferente dos dois ou três segundos que as tintas convencionais proporcionavam. É o tempo suficiente para que os soldados corram e se protejam contra explosões.
Os desenvolvedores do novo produto fazem planos para criar uma versão transparente do material para bombeiros, bem como uma versão com repelente de mosquitos para quem é enviado a combate em áreas repletas de insetos.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.