Tim Cook faz mistério sobre rumores do Apple Car: "Estamos curiosos"

Por Redação | 23.02.2016 às 09:30
photo_camera Divulgação

A Apple já revolucionou o mercado de tablets, smartphones, tocadores de música e computadores. Agora, rumores apontam que a companhia vai se aventurar na indústria automotiva com o lançamento de um veículo elétrico para competir diretamente com a Tesla Motors. Claro, a empresa não confirma, nem nega os boatos, e chegou a vez de Tim Cook reforçar esse posicionamento.

Em entrevista à revista Fortune, o presidente executivo da Maçã foi questionado sobre o desenvolvimento do chamado Apple Car. Perguntado por que não oficializa a fabricação do automóvel, o CEO desconversou sobre o assunto e forneceu poucos detalhes de como está o andamento do suposto projeto. Aliás, Cook deu a entender que a alma do negócio é justamente provocar essa sensação de mistério e curiosidade tanto na imprensa quanto nos fãs da companhia.

"O grande motivo de estarmos aqui [nessa situação] é que estamos curiosos. Nós exploramos tecnologias e exploramos produtos. E sempre estamos pensando em maneiras de como a Apple pode fazer grandes produtos dos quais as pessoas gostam, como ajudá-las de alguma forma. E nós não entramos em muitas categorias, como você sabe. Editamos muito. Nós falamos sobre um monte de coisas e fazemos poucas. Debatemos muitas coisas e fazemos muito menos", destacou o executivo.

Cook também respondeu sobre o fato da Apple investir seu tempo e dinheiro em centenas de profissionais especializados no mercado automotivo. Inclusive, a onda de contratações tem sido um dos indicativos de que a empresa está trabalhando no protótipo de um modelo elétrico. "Quando começamos a gastar grandes quantidades de dinheiro, estamos empenhados nesse ponto. Mas nós exploramos as coisas com equipes de pessoas. E isso é uma parte de ser curioso. Parte de explorar tecnologias e escolher o caminho certo a ponto de estar tão familiarizado com ele que você pode ver maneiras nas quais ele pode ser usado", explicou.

O CEO ainda afirmou que não é porque sua empresa recrutou vários funcionários com conhecimento em carros que ela está trabalhando com isso. Para Cook, a entidade está apenas explorando o mundo da tecnologia composto por diferentes tipos de profissionais formados em diferentes áreas.

"Nós nunca fomos [preocupados] em ser os primeiros. Pensamos em ser sempre os melhores. Então, vamos explorar muitas coisas diferentes, muitas tecnologias diferentes. E no começo pode ser que não saibamos como será o produto. E depois, vamos enxergar que essa tecnologia muito legal permite que, talvez, as coisas que estamos fazendo hoje se tornem algo maior, talvez algo novo. Uma vez que começamos a gastar rios de dinheiro — como quando começamos os gastos com ferramentas e coisas assim — estamos comprometidos", disse.

Ainda sobre o cenário automotivo, Cook acredita que fábricas já existentes de produtos eletrônicos (como a Foxconn, por exemplo) poderiam encaixar a fabricação de veículos em seu portfólio e se tornarem grandes montadoras. Na opinião do presidente da Apple, essas empresas poderiam terceirizar suas produções, como acontece hoje com tablets, smartphones e quase todos os gadgets disponíveis no mercado, e expandir esse processo para a produção de carros elétricos.

Fonte: Fortune