Termos de uso do iTunes viram histórias em quadrinhos com aventura de Steve Jobs

Por Redação | 04.11.2015 às 16:48

Sabe aquele texto enorme que aparece quando você vai usar o iTunes pela primeira vez? Se você não leu, não tem problema. Na verdade quase ninguém leu isso. Afinal a vida é curta demais para ver todos esses pequenos detalhes que a Apple traz em sua linguagem jurídica — tanto que há um episódio de South Park dedicado apenas a isso. Só que alguém "traduziu" todo aquele conteúdo em forma de histórias em quadrinhos.

Ao invés de apenas concordar e seguir em frente, o artista R. Sikoryak decidiu fazer algo diferente para tornar todo esse processo menos penoso e chato. Assim, ele criou o iTunes Terms and Conditions: The Graphic Novel, um gibi totalmente inspirado naquilo que você pode e não pode fazer com o programa da Apple. E para isso, nada melhor do que trazer o próprio Steve Jobs para ser o personagem principal dessa história.

É claro que o trabalho do desenhista não faz milagre. Embora ele traga um pouco de vida ao texto, não há como pegar aquele calhamaço de termos legais e fazê-lo ser algo prazeroso de se ler. Ainda assim, é curioso ver como Sikoryak conseguiu ilustrar cada um dos pontos de modo que a mensagem passa a fazer sentido pela primeira vez na vida.

Steve Jobs itunes comics

Mais do que isso, as ilustrações ainda conseguem chamar nossa atenção para diversos pontos que, em condições normais, iríamos ignorar. É possível perceber que ele conseguiu a enorme proeza de dar uma continuidade às imagens, o que faz com que haja ali uma pequena história sendo contato por trás de todos aqueles termos.

É possível conferir o trabalho do artista em seu Tumblr, no qual ele publica diariamente novas páginas de iTunes Terms and Conditions: The Graphic Novel e já está caminhando para a sua 50ª ilustração. E se você ficou interessado no projeto ou apenas quer recompensar o desenhista pelo seu sofrimento, é possível adquirir uma versão física do gibi. Ao todo, a HQ do iTunes vai ser dividida em duas partes e cada volume custará somente US$ 8. E, levando em conta a paixão dos fãs da Apple e a falta de novas biografias de Steve Jobs, não seria de se estranhar caso alguém decidisse levar a obra para os cinemas.

Fontes: iTunes Terms and Conditions: The Graphic Novel, Pocket-Lint