Tatuagens com circuito eletrônico podem ajudar a medir seus níveis de saúde

Por Redação | 26.11.2015 às 13:04

Há um consenso que as tatuagens são utilizadas como forma de expressar a individualidade de alguma pessoa, ou servem como maneira de homenagear alguém importante. Mas, elas também podem ter aplicações médicas bastante úteis, especialmente agora que existem placas de circuitos que podem ser tatuadas de maneira temporária, chamadas de Tech Tats (Tatuagens Tecnológicas).

Desenvolvidas pela Chaotic Moon Studios, que se descreve como um "estúdio criativo de tecnologia", as tatuagens tecnológicas utilizam tintas condutoras temporárias no lugar de tintas de tatuagem reais. Afinal de contas, devido à velocidade com que a tecnologia progride, a última coisa que você iria querer é uma tatuagem com circuito eletrônico em seu braço que esteja ultrapassada dentro de apenas um ano.

A Chaotic Moon Studios desenvolveu a tecnologia para fins de acompanhamento médico. Em vez de usar uma cinta no peito ou no braço para monitorar os níveis cardíacos, pressão arterial ou outros sinais vitais, a tatuagem com um circuito eletrônico pode ser aplicada no corpo para fornecer informações diretamente para um aplicativo de smartphone sem a necessidade de fios. A tatuagem permitiria que os pacientes continuassem a exercer suas atividades diárias sem qualquer incômodo, diferente das cintas e braçadeiras.

As tatuagens tecnológicas também oferecem outros benefícios. Em tratamentos contra o câncer, onde são utilizadas terapias de radiação, tatuagens permanentes são aplicadas a um doente e utilizadas como marcas de referência para o alinhamento e calibragem das máquinas usadas nos tratamento. Além das funcionalidades apresentadas, é bem provável que no futuro sejam descobertos novos usos para as tatuagens tecnológicas.

Via Gizmodo

Fonte: http://gizmodo.com/circuit-board-tattoos-that-actually-work-will-make-your-1744403982?sidebar_promotions_icons=testingoff&utm_expid=66866090-67.e9PWeE2DSnKObFD7vNEoqg.1