Tailândia quer endurecer cobrança de impostos de empresas de tecnologia

Por Redação | 26 de Setembro de 2016 às 10h23

A Tailândia está estudando planos para endurecer as regras de cobrança de impostos para empresas de internet e tecnologia como o Google, bem como do setor de pagamentos móveis e pela internet. É o que revelou o chefe do Departamento de Receita da Tailândia, Prasong Poontaneat, em entrevista à Reuters.

Segundo ele, o país está focado em mudar os regulamentos existentes, “porque as leis atuais estão desatualizadas e têm sido utilizadas por mais de 50 anos”. Para tal, uma comissão de trabalho foi criada para encontrar soluções sobre a cobrança de impostos para empresas como o Google e outras companhias de tecnologia até o fim do ano.

De fato, a relação do Google com o sistema de cobrança de impostos no sudeste asiático não está das melhores. Na semana passada, vieram à tona investigações do governo da Indonésia sobre um possível caso de sonegação de impostos pelo Google, o que, se confirmado, poderá lhe render multas milionárias.

O órgão da receita do país está investigando os últimos cinco anos de atuação da companhia na Indonésia e acusa o Google de ter pago menos de 0,1% sobre seus rendimentos totais em 2015 - o que poderia significar uma multa de US$ 400 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão) relativa só aos negócios do ano passado.

Fonte: Reuters

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.