Spotify compra startup para aumentar sua base de clientes premium

Por Redação | 02 de Novembro de 2016 às 12h23
photo_camera Divulgação

O Spotify anunciou a compra de uma startup chamada Preact, focada em ajudar empresas a adquirir e reter assinantes. Esta é mais uma arma da companhia para tentar manter sua relevância e rentabilidade com a invasão de concorrentes como Apple Music e tantos outros. Atualmente, o Spotify possui 40 milhões de assinantes pagantes.

“Encontrar as tendências e padrões de comportamento em nossos dados que se correlacionam com assinaturas pagas é incrivelmente valioso”, disse Jason Richman, VP de produtos do Spotify. “A adição da Preact à equipe do Spotify vai nos ajudar a projetar experiências que aumentarão nossa base de clientes premium.”

A Preact é uma plataforma baseada em nuvem e um serviço desenvolvido para auxiliar empresas que operam em modelos de assinatura a reduzir a rotatividade e aumentar seus números. Para conseguir atingir seu objetivo, a Preact usa a ciência comportamental, aprendizagem de máquina e análises. O sistema observa o comportamento de usuários gratuitos, incluindo métricas sobre como eles se engajam em diversas plataformas, e prevê se eles podem ser encorajados a atualizar o seu plano.

Originalmente fundada em Los Angeles no ano de 2012, a Preact se mudou para São Francisco, onde levantou US$ 4,6 milhões em uma rodada de financiamento em 2014, seguida por outra rodada de US$ 7 milhões um ano depois. Após a venda para o Spotify, a equipe da Preact vai trabalhar nas sedes do serviço de streaming em Nova York e São Francisco.

Os termos do acordo não foram divulgados, mas esta é a sétima aquisição do Spotify voltada a melhorar o back office da empresa, ao invés de oferecer melhorias para o cliente final.

Fonte: Spotify

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.