Spotify anuncia que moverá seus dados para servidores do Google

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2016 às 09h39

Maior serviço de streaming de música do mundo, o Spotify anunciou nesta semana que seus dados serão movidos para os servidores do Google, o Google Cloud Platform. A decisão é vista como uma grande vitória para a gigante das buscas, que está tentando abocanhar grande parte do mercado de armazenamento em nuvem dominado pela Amazon. Segundo o Wall Street Journal, os dados do Spotify ainda vão continuar hospedados no serviço da Amazon até a migração total para os servidores do Google.

De acordo com o Spotify, as capacidades de análise de dados do Google foram o fator decisivo para que a mudança fosse realizada. "Isso é onde o Google tem a vantagem", disse Nicholas Harteau, vice-presidente de engenharia e infraestrutura do Spotify.

A decisão do Spotify de migrar seus dados para os servidores do Google tem alimentado especulações sobre uma possível aquisição da gigante das buscas. Adquirir o Spotify daria à Mountain View uma posição mais forte no mercado de streaming de músicas. Os rumores ganham tração quando analisamos que o Spotify tem encontrado grande dificuldade em monetizar seu serviço. Em 2014, por exemplo, o serviço obteve 162,3 milhões de euros em prejuízos, valor três vezes maior do que o registrado em 2013.

Atualmente, o Spotify tem mais de 75 milhões de usuários ativos em todo o mundo, sendo que 20 milhões pagam para utilizar o serviço. Um de seus principais rivais, o Apple Music atingiu 10 milhões de assinantes no mês passado. Em 2014, o Google já demostrava interesse em adquirir a empresa, mas as negociações fracassaram.

Via The Verge

Fonte: http://www.theverge.com/2016/2/24/11104446/spotify-google-cloud-platform

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.