SpaceX quer retomar lançamentos ainda este ano

Por Redação | 31 de Outubro de 2016 às 07h34

Apenas três meses após ver seu foguete Falcon 9 explodir repentinamente na plataforma de lançamento de Cabo Canaveral, a SpaceX disse na última sexta-feira (28) que espera poder retomar seus lançamentos antes do fim deste ano.

A declaração surpreende principalmente porque desde o ocorrido a SpaceX vem trabalhando em conjunto com a NASA, FAA e a Força Aérea dos Estados Unidos para determinar as causas do incidente que destruiu completamente o Falcon 9 e o satélite israelense de telecomunicações que a missão colocaria em órbita. Em um evento, que apresentou a linha de tetos solares da Tesla, Elon Musk revelou que a força-tarefa está próxima de compreender o que deu errado.

Até o momento, a empresa trabalha com a hipótese de que houve uma falha no sistema de abastecimento dos tanques de hélio e diz já ter conseguido reproduzir o problema em testes. Enquanto aguarda os resultados do inquérito, a empresa diz continuar "trabalhando para voltar a voar antes do final do ano".

Caso consiga esse feito, a SpaceX surpreenderá até mesmo os mais otimistas analistas. Em 2015, a explosão de um Falcon 9 fez a empresa suspender suas operações por seis meses; neste ano, muitos alegavam que a companhia ficaria até um ano sem lançar novas missões. Sendo assim, retornar até o fim do ano seria uma baita e agradável surpresa.

Via Digital Trends

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.