SpaceX lançará primeiro satélite colocado em órbita por foguete reutilizável

Por Redação | 28 de Março de 2017 às 18h04

Na próxima quinta-feira (30), a SpaceX terá mais uma missão importante. Dessa vez, a fabricante espacial de Elon Musk será responsável por colocar o satélite SES-10 em órbita.

Se tudo ocorrer conforme o planejado, o satélite da SES ficará localizado sobre os países Andinos. Esse é mais um investimento da gigante das telecomunicações para expandir sua atuação pela América Latina, inclusive no Brasil. “Por ser um satélite relativamente pequeno, os testes de funcionamento devem durar cerca de dois meses, e já entrar em operação”, diz Jurandir Pitsch, vice-presidente de vendas da SES para a América Latina Sul.

Por ser o primeiro satélite colocado em órbita por um foguete reutilizável, a expectativa para o lançamento é grande. Mesmo com algumas falhas nos últimos anos, o Falcon 9 da SpaceX tem mostrado que a reutilização de espaçonaves é completamente possível.

Após liberar o novo satélite da SES em órbita, o Falcon 9 retornará à Terra. O pouso, porém, ainda é uma incógnita, pois pode ocorrer no solo ou na plataforma construída do mar, que vem sendo testada nos últimos lançamentos da empresa de Elon Musk.

"Ainda não se sabe como o foguete vai se comportar na reentrada, com menos combustível, se terá condições de manobrar para um pouso tranquilo. É um momento histórico porque se funcionar bem, pode reduzir muito os custos de lançamentos de satélites futuros”, completa Pitsch.

Seja como for, caso a nova missão tenha sucesso, a SpaceX poderá comemorar mais um passo da corrida espacial. Acompanhe novas informações no Canaltech.

Fonte: TeleSíntese

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.