SpaceX fará novo lançamento nesta sexta-feira

Por Redação | 08.04.2016 às 07:45

Nove meses depois da explosão de um de seus foguetes em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), a SpaceX se prepara para lançar um novo foguete nesta sexta-feira (08). O objetivo da missão é levar suprimentos para os astronautas em órbita.

A cápsula não-tripulada Dragon sairá de Cabo Canaveral, na Flórida, às 16h43 (horário local) em um foguete Falcon 9. É o oitavo voo de uma série encomendada pela NASA para abastecer a ISS. Apesar de ter feito outros lançamentos desde a explosão, esta é a primeira vez a empresa espacial de Elon Musk faz um lançamento para a estação. Além de transportar cerca de 3 toneladas de suprimentos, a cápsula levará uma câmera que será acoplada ao laboratório espacial e testada pelos astronautas.

A maior expectativa é se o foguete conseguirá voltar e aterrissar intacto na Terra. O pouso será feito no mar da Flórida e esta oportunidade será utilizada pelos cientistas da empresa para avaliar as possibilidades de melhorias, já que 18 foguetes serão lançados ainda neste ano. Koenigsmann, oficial sênior da SpaceX, afirmou em coletiva de imprensa que a companhia tem aprendido com os erros anteriores e que todos os problemas apresentados anteriormente estão sob controle.

Depois da missão desta sexta-feira, a SpaceX tem mais um lançamento programado para o fim do mês.

Via: Ars Technica