SpaceX envia com sucesso um satélite comercial para o espaço

Por Redação | 16 de Março de 2017 às 21h46

A SpaceX lançou na última quarta-feira (15) o EchoSta XXIII, um satélite de comunicações, e completou com sucesso uma missão para a empresa de mesmo nome. Esta foi a segunda tentativa de lançamento, já que na terça-feira (14), o lançamento original sofreu interferências das condições meteorológicas locais e acabou falhando.

A carga útil do EchoStar XXIII é consideravelmente pesada, se comparada com a maioria dos módulos de passageiros e de carga que a SpaceX vem testando em seu foguete Falcon 9. Isso significa que a companhia de Elon Musk não tentou recuperar o primeiro estágio do foguete para o lançamento do satélite.

O lançamento ocorreu no Kennedy Space Center, da NASA, na Florida. Este é o segundo lançamento da empresa no local, aliás — o primeiro foi uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional, ocorrido no mês passado.

A EchoStar é o primeiro cliente comercial para o qual a SpaceX prestou seus serviços. Aliás, uma curiosidade: o satélite foi lançado exatamente do posto LC 39A na base da NASA — exatamente o mesmo local de onde partiu para o espaço o Apollo 11, o primeiro foguete que levou os astronautas até a Lua. Agora, o satélite da EchoStar está orbitando a Terra a uma distância de aproximadamente 35 mil quilômetros.

Via TechCrunch