SpaceX alcança marco histórico ao reutilizar seu foguete com sucesso

Por Redação | 31 de Março de 2017 às 14h36

A corrida espacial continua surpreendendo todos os dias. Após a Blue Origin ter revelado imagens de como serão suas cápsulas para turismo espacial, a SpaceX conquistou mais um marco: a reutilização bem sucedida de um de seus foguetes Falcon 9.

A espaçonave foi lançada na noite desta quinta-feira (30) do Cabo Canaveral, na Flórida, com a missão de colocar um satélite da SES em órbita. Mas você sabe por que esse feito foi tão importante? Há cerca de dois anos a companhia de Elon Musk vem lançando e recuperando, na maioria das vezes, seus foguetes. Porém, até o momento a SpaceX não havia relançado um dos Falcon 9. É isso mesmo, a empresa tem acumulado foguetes em seu estoque!

Diante da notícia, dá para perceber que essa foi uma conquista impressionante não só para a SpaceX, mas também para a história aeroespacial. Apesar da companhia de Musk não ter sido a primeira a conquistar o feito, já que a Blue Origin já havia conseguido relançar um New Shepard, a iniciativa da SpaceX pode ser considerada, no mínimo, mais ousada, já que o lançamento estava sendo pago por um cliente.

O fato é que com a reutilização de foguetes, os custos de lançamentos de satélites são menores e a ideia do turismo espacial começa a se aproximar cada vez mais da realidade. A previsão é que os primeiros viajantes espaciais possam ver a lua mais de perto já no ano que vem.

Fonte: The Economist