Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

South Summit Brasil é sucesso e cria expectativa para próximas edições

Por| 12 de Maio de 2022 às 13h38

Link copiado!

Pedro Piegas/PMPA
Pedro Piegas/PMPA

Na última sexta-feira, 6 de maio, se encerrou a primeira edição do South Summit Brasil, evento que teve três dias de atrações e ingressos esgotados já no primeiro dia. Realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS), a conferência reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais, além da participação de patrocinadores e a grande final da Competição de Startups.

O evento contou com 5 palcos e 8 trilhas de conteúdo — Agritech & Healthcare, Industry 5.0, Fintech, Retailtech, Foodtech, Sustainability & ESG, Society, Innovation e Ecosystem – em uma área de 12 mil metros quadrados. Fiel ao compromisso de criar conexões no ecossistema global que levem a oportunidades reais de negócios, o objetivo do encontro era claro: colocar o Brasil e a América Latina no mapa mundial da inovação e promover a transformação econômica e social do Rio Grande do Sul.

Concurso de startup

Continua após a publicidade

O South Summit Brazil Startup Competition recebeu a inscrição de mais de 1.000 startups, de 76 países diferentes. O Brasil liderou a participação com 330 startups. Outros 10 países se destacaram: Estados Unidos, Espanha, Rússia, Índia, Nigéria, Turquia, Argentina, Colômbia e Reino Unido. Entre eles, foram escolhidos um total de 50 finalistas que tiveram a oportunidade de dar visibilidade aos seus projetos, bem como acessar quase 90 fundos de investimento (18 deles internacionais) com uma carteira de US$62milhões prevista para LATAM, bem como uma centena de empresas.

Como resultado da competição, 5 startups saíram vencedoras dentro de suas categorias, sendo elas,

  • Mais inovadora: Pix Force;
  • Mais escalável: Genially;
  • Mais sustentável: SoluBio;
  • Melhor time: Aprix;
  • Vencedora competição 2022: Yours Bank

Balanço Geral

Continua após a publicidade

O evento que contou com a presença de Luciano Huck na cerimônia de abertura, recebeu a presença de nomes relevantes do ecossistema de inovação e tecnologia, o que chamou a atenção do público que foi ao evento com o objetivo de se relacionar e teve a oportunidade de estar lado a lado com líderes de empresas consagradas. Os números finais desse grande encontro às margens do Guaíba, no Cais Mauá, foram surpreendentes e satisfatórios.

Foram mais de 20 milparticipantes de mais de 50 países, 40 mil contatos realizados entre os três dias, mais de 2.500 1:1 reuniões de negócios entre cerca de 8.500 empresas e mais de 3.300 startups apresentando seus negócios. No total, mais de 500 investidores estiveram presentes no evento com cerca de US$ 65 bilhões em fundos sob gestão para Porto Alegre. Os 5 palcos contaram com mais de 500 palestrantes, sendo 50 deles internacionais e 30% mulheres, como um dos principais valores do South Summit. O evento teve a cobertura de mais de 400 meios de comunicação e o apoio de cerca de mais de 3.500 trabalhadores diretos e indiretos trabalhando na estrutura, recepção, assessoria e organização. O evento também teve a participação de mais de 2.200 estudantes, graças a parceria entre o governo e as escolas locais que levaram seus alunos para conhecer um pouco mais sobre esse ecossistema.

Sobre o South Summit

Continua após a publicidade

Realizado desde 2012 em Madrid, Espanha, o South Summit é reconhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema empresarial e corporativo. Por si só, já movimentou cerca de 8,9 bilhões de dólares em investimentos. Sua última edição reuniu mais de 20.000 participantes e mais de 8.000 empresários — 7.000 deles corporativos — e 1.300 investidores com uma carteira de investimentos de 135.000 milhões de dólares. O South Summit é hoje o principal encontro para conectar startups, empresas e fundos de investimento globais. A edição brasileira é co-produzida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, South Summit Spain e em colaboração com o IE. Acesse o https://www.southsummitbrasil.com.

*O Canaltech é parceiro de mídia do Angel Investor Club