Sony garante que não vai deixar mercado de smartphones

Por Redação | 24 de Outubro de 2015 às 13h15
Tudo sobre

Sony

Assim como os problemas financeiros que aparecem a cada trimestre, de vez em quando retornam os rumores de que a Sony estaria prestes a deixar o mercado de smartphones como parte de seus esforços de reestruturação. Mais uma vez, a empresa veio a público para não apenas negar tais boatos, mas também para anunciar que logo veremos aparelhos de topo de linha com telas e câmeras melhores, além de uma experiência de usuário aprimorada.

As novas informações extraoficiais vieram logo após o anúncio de três novos dispositivos com Android que farão parte da linha Xperia X5. Contudo, por trás das revelações estaria uma ideia de que essa seria a cartada final da fabricante japonesa no mundo dos smartphones e, caso eles não fizessem o sucesso esperado pelos executivos e investidores, a Sony deixaria esse mercado para focar em segmentos mais lucrativos, como o de sensores para câmeras digitais e a plataforma PlayStation.

"Nada a ver", disse o diretor geral da Sony Mobile para Taiwan, Jonathan Lin. É claro que ele não usou essas palavras, mas disse que obteve uma garantia pessoal do CEO deste departamento, Hiroki Totoki, que a empresa não vai deixar o segmento. Mais do que isso, o objetivo é melhorar ainda mais a oferta atual, que já é considerada de alta qualidade, e focar principalmente na experiência de usuário, além de telas maiores e câmeras que coloquem os aparelhos da linha Xperia entre os melhores da categoria.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os boatos sobre uma possível saída do segmento de smartphones datam desde meados do ano passado, quando diante de dificuldades financeiras, a Sony apontou Kazuo Hirai como seu CEO. A ideia é que ele aplique as mesmas dinâmicas que fizeram a plataforma PlayStation tão bem-sucedida sob sua gestão à companhia como um todo, algo que ele realmente tem feito. Parte da estratégia é reduzir o foco em setores que não estão dando certo e ampliar os trabalhos naqueles que funcionam.

E se você acha que as declarações de Lin e Totoki são apenas palavras, outra informação não confirmada pode servir para corroborar isso. Nesta semana, surgiram boatos de que a Sony estaria construindo mais uma fábrica de smartphones na Tailândia, de forma a intensificar a produção de modelos para os países da Ásia, que estão entre seus principais clientes. Sendo assim, parece que a linha Xperia ainda tem um longo caminho pela frente.

Fontes: Focus Taiwan, Phone Arena

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.