Sony cria nova empresa para se concentrar em jogos para smartphones

Por Redação | 24.03.2016 às 10:24

A Sony Computer Entertainment (SCE), que passará a ser conhecida como Sony Interactive Entertainment (SIE) na próxima semana, anunciou a formação de uma nova empresa que será chamada de ForwardWorks. A nova companhia ajudará a Sony a se concentrar em jogos para dispositivos móveis. Em comunicado, a empresa disse que vai produzir games de maneira plena, fazendo uso de personagens do PlayStation, bem como oferecendo sua própria experiência no mercado de videogames.

Ainda não há qualquer indicação de quando veremos os primeiros jogos disponíveis. A Sony afirmou que inicialmente irá se concentrar em usuários no Japão e na Ásia. Atsushi Morita, chefe da SCE no Japão e na Ásia, será o presidente da nova unidade, enquanto Andrew House será membro do conselho.

O anúncio traz uma mudança de rumo da Sony em relação às suas tentativas anteriores. A empresa já havia tentado atuar no mercado de jogos mobile com o PlayStation Mobile, mas falhou. O fracasso teria como base a insistência da companhia em utilizar apenas seus produtos para oferecer os jogos aos consumidores; o portátil PlayStation Vita era necessário para executar os títulos da Sony. Agora, parece que a nova estratégia é oferecer os jogos de maneira mais ampla, para que possam ser executados em qualquer smartphone. A nova abordagem parece muito mais promissora e com maior potencial de trazer bons resultados para a empresa japonesa.

A nova investida da Sony é similar a da Nintendo que anunciou recentemente sua entrada para o mercado de jogos mobile. A empresa já lançou seu primeiro jogo para smartphone, o Miitomo, que possibilita a cada usuário criar e personalizar seus próprios avatares para que possam interagir com seus contatos em um espaço virtual. Nessa semana, a Nintendo anunciou que em apenas três dias foram realizados mais de 1 milhão de downloads na Google Play e na App Store no Japão.

Via The Verge

Fonte: http://www.theverge.com/2016/3/24/11296898/sony-forwardworks-playstation-smartphone-games