Sony apresenta lucro pequeno, mas favorável em trimestre cheio de problemas

Por Redação | 29 de Julho de 2016 às 11h47
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
TUDO SOBRE

Sony

Não foi um trimestre fácil para a Sony, com fatores econômicos e até catástrofes naturais entrando no caminho de um já sensível processo de recuperação e redução de custos. As coisas, entretanto, parecem ter dado certo no final de tudo. Na manhã desta sexta-feira (29), a Sony anunciou lucros de US$ 250 milhões, um total pequeno, mas que mostra que dias melhores podem estar por vir.

O total é mais de 70% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. O faturamento total também teve queda de 11% na conta anual, chegando a US$ 15,6 bilhões no último trimestre. Entretanto, para a Sony, os resultados foram positivos, principalmente no que toca o andamento de seu programa de otimização de atividades e o trabalho focado em alinhar o setor mobile com as necessidades do mercado.

Deu certo e, pela primeira vez em muito tempo, o segmento apresentou lucro, mesmo que de pequenos US$ 4 milhões. Para a Sony, a movimentação em direção a aparelhos de alto padrão e o abandono dos setores de baixo e médio porte acabou gerando margens menores, levando ao resultado azul que, agora, a fabricante deseja melhorar.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os lucros totais poderiam ter sido maiores na visão da Sony, mas foram prejudicados por tensões políticas, principalmente na União Europeia, com a saída do Reino Unido, e o fortalecimento de moedas internacionais, que levou a uma redução nos investimentos. Ainda, um terremoto que atingiu a cidade de Kumamoto, no Japão, danificou algumas fábricas da companhia e atingiu setores de fabricação de componentes e sensores para câmeras, com o esforço de recuperação também ajudando a deixar os resultados mais abaixo.

A grande estrela dos relatórios financeiros, novamente, foi o segmento PlayStation, que correspondeu a mais de 75% do faturamento total da empresa. Console mais vendido dessa geração, o PlayStation 4 chegou a 40 milhões de unidades comercializadas em março e, junto com seus jogos, acessórios e serviços online, apresentou um lucro operacional de US$ 427 milhões, mais do que o dobro registrado no ano passado. O faturamento foi de US$ 3,2 bilhões, com crescimento de 14,5%.

A perspectiva é de continuidade dos bons números no segmento, uma vez que os esforços de redução de custos também se aplicam aqui, com cortes nos gastos com marketing, uma vez que a Sony acredita que o PS4 já é uma plataforma estabelecida. Entretanto, a chegada do PlayStation VR, seus óculos de realidade virtual com previsão de lançamento para outubro, deve intensificar ainda mais o faturamento do setor, principalmente por servir como uma alternativa mais barata com a tecnologia.

A Sony também comemorou os resultados no setor de entretenimento doméstico e equipamentos de som, um dos grandes focos de uma nova linha de produtos que celebra seus 70 anos de existência. O faturamento, aqui, teve aumento de 85%. Os negócios de música, com gravadoras e serviços online, tiveram ganhos de 9%, enquanto a Sony Pictures culpou o fortalecimento de moedas estrangeiras pela perda de US$ 103 milhões, apesar do sucesso de longas como Angry Birds.

Fonte: Sony

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.