Sony anuncia fechamento do estúdio responsável por DriveClub

Por Redação | 24.03.2016 às 14:45
photo_camera Divulgação

A Sony anunciou nesta semana o fechamento do Evolution Studios, softhouse responsável por games como World Rally Championship, MotorStorm e pelo recente DriveClub, título exclusivo para o PlayStation 4 com ampla proposta colaborativa/online. A decisão surgiu após uma das “revisões regulares” promovidas pela SCE Worldwide Studios em seus projetos e estúdios afilhados.

“Como parte desse processo, nós revimos e ponderamos sobre todos os projetos atuais e sobre os planos para o curto e médio prazo e decidimos fazer algumas mudanças na estrutura dos estúdios europeus”, disse um representante da companhia em nota oficial.

Demissões podem atingir profissionais de “alto calibre”

No ano passado, 55 funcionários do estúdio perderam seus empregos em razão de mudanças de suporte em DriveClub. Na ocasião, o desenvolvimento deixou de ocupar o foco principal, conforme o título passava a ser encarado mais como um serviço. Agora, os funcionários restantes acabaram se tornando “redundantes” – embora a Sony garanta que fará o possível para realocá-los em outros projetos, embora admita o risco de “perder profissionais de alto calibre”.

DriveClub

Já o futuro do game parece um tanto mais assegurado. Em mensagem via Twitter destinada aos fãs, o gerente de comunidades da desenvolvedora, Jamie Brayshaw, disse que DriveClub “vai viver”, embora ele e seus colegas tenham planos de “dar uma parada para definir no que nós vamos trabalhar em seguida”.

17 anos de história

Fundado em 1999 no condado de Cheshire (Inglaterra) por Martin Kenwright e por Ian Hatherington (veterano da Psygnosis), o Evolution Studios ganhou evidência ao colocar no mercado os aclamados World Rally Championship e MotorStorm, lançados para PlayStation 2 e PlayStation 3. O estúdio foi adquirido pela Sony Computer Entertainment em 2007, onde passou a trabalhar no ambicioso título de corrida que acompanharia o lançamento do PlayStation 4.

Lançado em 2014, entretanto, DriveClub teve sua chegada severamente impactada por diversos problemas em suas funções online – até então centrais para a proposta interconectada do título. Mas, apesar do início turbulento, a Evolution acabou estabilizando seus servidores e garantindo atualizações constantes.

Via gamesindustry