Sony alerta: não use seu Xperia à prova d’água para tirar fotos subaquáticas

Por Redação | 11.09.2015 às 13:01 - atualizado em 11.09.2015 às 13:19

A Sony Mobile fez uma alteração extremamente controversa na sua postura em relação aos seus telefones à prova d'água e a ordem agora é que eles não devem ser utilizados submersos no líquido. A empresa sempre divulgou fotos de dispositivos totalmente submersos em suas propagandas, sugerindo que você poderia fazer o mesmo com o seu dispositivo.

Atualmente, a maioria dos smartphones e tablets à prova d'água da linha Xperia vem com a certificação IP68. Este número indica o nível de resistência do aparelho, enquanto o primeiro dígito (6) indica proteção contra poeira, o segundo dígito (8) indica resistência à submersão.

Um dispositivo com classificação IP68 é testado com imersão contínua em água doce em profundidades de 1,5 m por até 30 minutos. Isso deveria ser mais do que suficiente para mergulhar na piscina com seu gadget e fazer algumas fotos subaquáticas, certo? Teoricamente, sim.

Porém, uma mudança na página de explicação do sistema à prova d'água para telefones Sony Mobile Xperia chamou a atenção. Agora, ela inclui o seguinte aviso: "Lembre-se de não utilizar o aparelho debaixo d'água".

Xperia Z3

Sony Xperia Z3

O alerta da companhia ainda diz: "A classificação IP do seu dispositivo foi conseguida em condições de laboratório no modo standby, então você não deve usar o dispositivo debaixo d'água, bem como tirar fotos". Isso é uma reviravolta surpreendente, considerando que a empresa sempre focou em fotos que mostram exatamente o contrário em seus anúncios.

Em sua página de suporte, a empresa explica as condições em que os testes são realizados em seus laboratórios: “Dispositivos Sony que são testados quanto à sua capacidade à prova de água são colocados cuidadosamente dentro de um recipiente cheio de água da torneira e submersos até uma profundidade de 1,5 metro. Depois de 30 minutos no recipiente, o dispositivo é cuidadosamente retirado e as suas funções e características são testadas".

A empresa ainda diz que é possível usar o telefone na chuva, no chuveiro ou em piscinas com gotas de água atingindo o gadget. Porém, submergi-lo totalmente não é uma boa ideia e, se você fizer isso, ele provavelmente não vai aguentar. Agora que a empresa mudou sua política de impermeabilidade, muitos clientes podem ficar decepcionados e, pior que isso, a garantia fica invalidada caso utilizem o smartphone para tirar fotos debaixo d’água, por exemplo.

“Você não deve colocar o aparelho completamente debaixo d'água ou expor à água do mar, água salgada, água clorada ou líquidos, tais como bebidas. Abuso e uso indevido de dispositivo irá invalidar a garantia”, alerta a empresa.

Xperia M2 Acqua

Xperia M2 Acqua

Via Xperia Blog