Software usado por Stephen Hawking está disponível em open source e gratuitamente

Por Redação | 18 de Agosto de 2015 às 12h49
photo_camera Divulgação

A Intel foi a responsável por dar voz novamente a Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica, doença também conhecida como ELA. Graças ao Assistive Toolkit Context-Aware, o físico consegue se comunicar e ter uma vida praticamente normal, visto que sua inteligência e consciência não são afetadas pela doença, que impede a fala e o movimento músculo-esquelético.

Agora, a Intel anunciou que o Assistive Toolkit-Aware está disponível em open source para qualquer pessoa portadora de ELA ou de outra doença que impede a comunicação. Lama Nachman, principal engenheira e líder do laboratório de informática preventiva na empresa, diz que estão sendo desenvolvidos diferentes sensores que estão sendo testados em alguns pacientes.

"O objetivo do código aberto é permitir que os desenvolvedores criem soluções no espaço de apoio com facilidade e fazer com que aproveitem os esforços que temos investido por anos. Nossa visão é permitir que qualquer desenvolvedor ou pesquisador possa trazer valor em sensoriamento, previsão de palavra, sensibilidade ao contexto, entre outros, para criar em cima disso", afirma.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como funciona

A tecnologia do aparelho é capaz de traduzir o movimento facial em texto com a ajuda de uma série de contrações musculares, oferecendo também a possibilidade de navegar na web. Para utilizar a máquina, Hawking conta com a ajuda de um par de óculos com sensores infravermelhos capazes de detectar contrações na bochecha que controlam um teclado virtual e enviam comandos para a máquina que, então, consegue predizer as próximas palavras ditas.

Para entender melhor, basta lembrar do teclado SwiftKey, pois ele funciona de maneira bastante parecida. Quando as frases então são escolhidas, o texto é enviado para um sintetizador que cria uma voz que também simula a entonação das palavras no som, que sai de trás do suporte do computador.

O programa Assistive Context-Alware ToolKit foi disponibilizado como aplicativo Winform .NET 4.5.

Fonte: Wired, Daily Dot

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.