Publicidade

Software do Google vence partida de Go contra um dos melhores jogadores do mundo

Por| 09 de Março de 2016 às 11h12

Link copiado!

Donar Reiskoffer
Donar Reiskoffer
Tudo sobre Google

O dia 8 de março de 2016 provavelmente ficará marcado na história da inteligência artificial. Nesta terça-feira, uma disputa do jogo de tabuleiro chinês Go entre um humano e uma máquina saiu com a máquina vencedora. E este humano não era qualquer um, mas sim Lee Se-dol, um dos melhores jogadores do gênero no mundo. Do outro lado estava o AlphaGo, um programa desenvolvido pelo Google dentro de sua unidade DeepMind.

A partida terminou quando Lee abandonou a disputa após cerca de 3h30, mesmo com 28 minutos e 28 segundos restando em seu cronômetro. Esta foi a primeira das cinco disputas que vão acontecer entre ele e o software do Google e também a primeira vez na história em que um jogador profissional de nono dan de Go enfrenta uma máquina. Lee está competindo por um prêmio de US$ 1 milhão.

“Eu fiquei bastante surpreso, não esperava perder” declarou Lee ao The Verge após a partida. “[Mas] eu não achava que o AlphaGo jogaria de uma maneira tão perfeita”. Do lado do Google foi só entusiasmo. Para o atual chefe da DeepMind, David Silver, este foi um “jogo surpreendente de Go que realmente levou o AlphaGo aos seus limites”. Já o fundador da DeepMind, Demis Hassabis, declarou “enorme respeito por Lee Se-dol e por suas habilidades incríveis”, definindo a partida como “muito animadora” e “bastante tensa”.

Continua após a publicidade

Desafio de Go entre humano e máquina aconteceu em Seul. (Foto: Reprodução/The Verge)

Um desafio para a inteligência artificial

O Go é considerado um dos grandes desafios capazes de testar a capacidade de um sistema de inteligência artificial. Este antigo jogo de tabuleiro chinês exige um alto nível de avaliação e intuição, representando um passo adiante na verificação do desempenho de um software inteligente em relação a jogos estratégicos “mais simples”, como damas e xadrez.

O AlphaGo, um programa que usa sistemas complexos de redes neurais e aprendizado de máquina, alcançou o maior feito até agora nessa interação humano versus máquina em jogos de tabuleiro. O software do Google e o jogador profissional de Go voltam a se enfrentar amanhã (10), sábado (12), domingo (13) e também na próxima terça-feira (15).

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge