Snapchat pode apresentar anúncios com base em reconhecimento de imagens

Por Redação | 14 de Julho de 2016 às 15h22
TUDO SOBRE

Snapchat

O Snapchat quer tornar seu sistema de anúncios mais eficiente com um novo serviço que utiliza tecnologia de reconhecimento de imagem para apresentar snaps patrocinados de maneira otimizada para seus usuários. As patentes do novo produto de anúncios da empresa foram publicadas nesta quinta-feira (14) pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos.

Conforme revela o documento, ao publicar um snap, o usuário poderia receber imagens, vídeos ou filtros com efeitos visuais e de áudio que estejam relacionados à publicação. Exemplificando a tecnologia, a publicação descreve alguém que ao tirar uma foto do lado sul de um edifício poderia visualizar um filtro das costas do King Kong. Ao fotografar o lado norte da torre, o usuário poderia visualizar "o rosto do King Kong olhando para ela".

Patente Snapchat

As patentes revelam que, para monetizar a tecnologia, o Snapchat poderia permitir que empresas apresentassem anúncios ou oferecessem cupons de descontos baseados nos snaps que os usuários publicassem na rede social. Por exemplo, quando alguém publicar uma foto de uma xícara de café, o serviço exibiria um cupom de desconto em uma cafeteria próxima de sua localidade. Além disso, as empresas poderiam interagir com os usuários diretamente da plataforma, instigando seus clientes a fotografarem determinados itens na rede social.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Patente Snapchat

Da mesma forma como as empresas concorrem por palavras-chave através de lances para anunciar em plataformas de pesquisa ou em buscadores, o Snapchat poderia utilizar o mesmo sistema para que os anunciantes concorressem a diferentes tipos de objetos graças a tecnologia de reconhecimento de imagens. O documento também sugere que a plataforma poderia fornecer uma API para que os anunciantes pudessem utilizar software de terceiros para comprar anúncios em outros sites da web.

É importante recordar que a novidade se trata apenas de uma patente e que existe a possibilidade da ideia nunca chegar ao mercado. De qualquer forma, a tecnologia revela o interesse do Snapchat em diversificar seu modelo de anúncios para geração de maior receita com publicidade.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.