Smartphones com Windows 10 só sairão meses após lançamento de PCs, diz Microsoft

Por Redação | 01.05.2015 às 15:37
photo_camera Divulgação

Aqueles que ficaram empolgados com as novas funcionalidades do Windows 10 para smartphones ainda vão precisar de um pouco mais de paciência. De acordo com o vice-presidente da área de produtos da Microsoft, Joe Belfiore, os smartphones carregados com a nova versão do sistema operacional podem demorar um pouco mais que o esperado e só devem chegar ao mercado após os primeiros PCs com Windows 10.

"Nossos builds para smartphones não estão tão avançados quando para os PCs", afirmou o executivo durante a conferência Build 2015, nesta quinta-feira (30). "Nós estamos adaptando as experiências para smartphones depois de adicioná-las aos PCs".

Rumores: Teremos smartphones rodando Windows 10 já na IFA 2015?

Os primeiros PCs com Windows 10 são esperados já para meados deste ano, durante o verão do hemisfério norte. Mas isso indica que os primeiros smartphones com a versão nova do sistema operacional só deverão começar a aparecer a partir do terceiro trimestre do ano - seguidos pelos lançamentos para HoloLens, Xbox e o Surface Hub.

Além disso, a expectativa é que nem todas as funções do Windows 10 anunciadas durante o Build estarão disponíveis já no lançamento, segundo Belfiore. O executivo não esclareceu quais as funcionalidades que ficarão de fora, mas afirmou que os updates do sistema devem se intensificar a partir do terceiro trimestre. O navegador Edge, que substituirá o antigo Internet Explorer no Windows 10, deverá estar presente já no lançamento do OS.

Leia também: HTC One, Lumia 1020 e Lumia 1520 podem ser os primeiros a receber o Windows 10

Essa não é a primeira vez que a Microsoft realizará primeiro lançamentos de PCs com sua nova versão do Windows para só depois apresentar novos smartphones. Em 2013, PCs com o Windows 8.1 chegaram às lojas antes de smartphones com o OS atualizado. A expectativa é que smartphones como o HTC One, Lumia 1020 e Lumia 1520 estejam entre os primeiros a receber a preview técnica do Windows 10.

Fonte: The Verge