Skype vai deixar de receber suporte no Windows Phone 8

Por Redação | 20 de Julho de 2016 às 11h12
photo_camera Divulgação

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (20) o fim do suporte oficial ao Skype no Windows Phone 8, bem como em versões mais antigas do Android. O fim do funcionamento, de acordo com a companhia, não acontece imediatamente, mas tem a ver com a mudança na arquitetura do software, que, com o tempo, tornarão os clientes nestes sistemas inutilizáveis.

Levando-se em conta que muitos usuários do sistema operacional móvel da Microsoft ainda não receberam o Windows 10, e nem sabem se poderão fazer essa atualização, principalmente no Brasil, a notícia chega como algo bastante negativo. No Android, usuários da plataforma da versão 4.03 e anteriores também deixarão de receber atualizações.

O fim do suporte tem a ver com a mudança no formato do aplicativo, que deixa de funcionar sob a tecnologia P2P – ou seja, por meio da conexão direta entre os usuários – para adotar uma arquitetura de cloud computing. Isso permite, por exemplo, que o histórico de mensagens possa ser transferido de um dispositivo para outro, com a sincronização acontecendo automaticamente sempre que o login é realizado.

A empresa também cita a dificuldade em resolver bugs relacionados a isso, que aconteciam o tempo todo e foram mais motivos para a alteração. Notificações atrasadas, mensagens que não chegavam entre dispositivos e travamentos eram apenas alguns dos problemas apontados pela Microsoft, que levaram, agora, à alteração definitiva.

O Skype continuará funcionando normalmente, e por tempo indeterminado, no iOS 8. Enquanto isso, os softwares no Windows Phone 8 e versões antigas do Android também permanecem ativos até que a mudança de arquitetura faça com que eles parem de funcionar. A transição definitiva deve acontecer nos próximos meses.

Fonte: Microsoft

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.