Skype vai acabar com app metro no Windows 8

Por Redação | 11 de Junho de 2015 às 12h26

Uma confusão que existe desde o lançamento do Windows 8 será finalmente resolvida pela Microsoft no dia 7 de julho. Por meio do Skype, a empresa anunciou que vai tirar do ar o aplicativo metro do sistema de comunicação, como uma forma de incentivar todos os usuários da plataforma a baixarem a aplicação tradicional, para desktop, e concentrar seus desenvolvimentos em uma única solução.

Na data, a aplicação metro vai deixar de funcionar em todos os computadores com Windows 8, indicando aos usuários a necessidade de download do software convencional. Apenas os donos de tablets com a versão RT do sistema operacional não serão afetados, uma vez que tais dispositivos só podem rodar esse tipo de aplicação. O acesso, aqui, continuará acontecendo normalmente.

Além disso, para a Microsoft, trata-se de unificar também a maneira de utilização. Enquanto o aplicativo convencional é otimizado para uso com mouse e teclado, o app metro vinha focado nas interfaces sensíveis ao toque. Como uma das pegadas do Windows 10 é, justamente, trazer integrações entre sistemas, aparelhos e usuários diferentes, a ideia aqui é trazer todas essas funcionalidades em um só lugar. O Skype será um dos primeiros a sofrer mudanças desse tipo, provavelmente por meio de atualizações.

Do jeito que tudo funciona hoje, o usuário poderia receber notificações duplicadas caso estivesse logado ao mesmo tempo no app metro e também no software convencional. Levando-se em conta que o Skype terá suas funções de chamadas e mensagens integradas ao Windows 10, tal problema poderia ser apenas intensificado, algo que não vai acontecer mais.

Para a empresa, isso vai permitir que o usuário escolha como quer trabalhar. Caso prefira ter tudo mais à mão, poderá usar as funções nativas, que devem chegar ao sistema operacional pouco após seu lançamento, poderá fazer isso. Caso contrário, terá acesso às funções completas e mais avançadas de um aplicativo comum, mas sem que uma coisa se sobreponha à outra.

Fonte: Microsoft

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.