Skype ganha suporte à tradução simultânea

Por Redação | 01.10.2015 às 12:25 - atualizado em 01.10.2015 às 13:29

Falar com estrangeiros acaba de ficar mais fácil, mesmo que você não fale a língua deles. A Microsoft liberou nesta quarta-feira (30) a prometida atualização que adiciona a possibilidade de tradução simultânea ao Skype, seu software que é um dos mensageiros instantâneos mais utilizados do mundo. 

A novidade, por enquanto, está disponível apenas no Windows, por meio de um botão dedicado na parte superior direita da janela de mensagens. O funcionamento é basicamente o mesmo que vemos na internet ou outros sistemas do tipo – ao clicar, a tradução acontece de forma automática, com as mensagens sendo exibidas em outro idioma ao longo de toda a conversa. Com um clique, é possível ver também o texto original.

Mas o grande destaque mesmo é a possibilidade de aproveitar a tradução simultânea também em conversas de voz e vídeo, com as legendas aparecendo simultaneamente de acordo com o reconhecimento da fala. Aqui, por enquanto, apenas seis idiomas são suportados – inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e mandarim. Para mensagens de texto, porém, 50 linguagens são suportadas, inclusive o português, sem distinção entre Portugal e Brasil, porém.

De acordo com a Microsoft, quebrar as barreiras da língua sempre foi um grande sonho para a equipe do Skype, já que isso permite que pessoas de todo o mundo se aproximem ainda mais por meio da internet. A tecnologia, porém, precisou de um longo tempo de desenvolvimento e esteve em estágio Beta desde dezembro do ano passado.

Agora, ela parece estar pronta o suficiente para ser levada ao público, mas como em qualquer software de tradução simultânea, problemas e erros podem acontecer. Quem utiliza tradutores online sabe como eles, normalmente, não lidam bem com conjugações verbais e outros elementos da linguagem, portanto, o Skype Translator deve ser encarado mais como uma ferramenta de facilitação de comunicação do que como uma reprodução fiel do que está sendo dito em uma conversa.

Por isso mesmo, a companhia está incentivando seus usuários a utilizarem a função. Assim, uma tecnologia embarcada de previsão de fala e aprendizagem automática entrará em ação para melhorar cada vez mais as traduções exibidas. É o “machine learning”, um conceito de inteligência artificial que está sendo aplicado desde o Beta e, agora, continuará atuando nas versões Windows 7, 8 e 10 do Skype.

Como dona do Windows, parece óbvio que a Microsoft incluiria a novidade primeiro em sua versão do Skype para o sistema operacional. Por enquanto, a companhia não se pronunciou quanto à chegada do recurso para outras plataformas, incluindo o Windows Phone, sua plataforma mobile para smartphones e tablets.

Fonte: Microsoft