Siri não responde questões sobre música se você não for assinante do Apple Music

Por Redação | 27 de Outubro de 2015 às 10h09

Se você desistiu da sua assinatura do Apple Music ao fim dos três meses gratuitos, nem tente fazer qualquer pergunta sobre música para a Siri, pois ela não vai querer papo. Segundo o relato de alguns usuários, a assistente de voz do iPhone simplesmente se negou a responder questões simples sobre as canções mais tocadas, afirmando que não poderia dar aquela informação sem uma assinatura válida.

O caso chamou tanto a atenção que o próprio cocriador do Pandora, uma das maiores rádios online nos Estados Unidos e um dos principais concorrentes do serviço da Apple, veio a público cutucar a rival. Em seu perfil no Twitter, Tom Conrad publicou uma imagem da resposta atravessada dada pela Siri e disse que, ao que parece, a assistente não fala sobre músicas a não ser que você decida pagar os seus chefes por isso.

Como pode ser visto na imagem abaixo, a Siri deixa mais do que claro que ela não pode exibir a lista de canções mais tocadas se você não for assinante do Apple Music. E essa restrição vai ainda mais longe, já que não se restringe apenas às músicas do momento. O site The Verge fez o teste perguntando pelo maior sucesso de março de 1983 e a negativa foi a mesma.

No Brasil, o resultado é o mesmo — embora um pouco mais sutil. Quando você pede para que a assistente forneça essas informações, ela desconversa e diz que não pode comprar aquilo. Difícil dizer apenas se é um bloqueio de verdade ou apenas uma limitação da versão nacional em suas pesquisas.

Desde o lançamento do Apple Music, no final de junho, já era sabido que a Siri iria estar integrada ao serviço de streaming da Apple, mas ninguém esperava que a empresa iria impedir os usuários de realizar qualquer busca sem pagar as mensalidades. Uma política um tanto quanto polêmica e que pode não ter o resultado esperado pela companhia. Afinal, não seria mais vantajoso dar a informação procurada para, com isso, atrair a pessoa para a plataforma?

Via: The Verge

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.