Silenciosamente, Apple faz iTunes não ser mais compatível com o Windows XP

Por Redação | 24 de Abril de 2015 às 11h12

Desde o mês de abril de 2014, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP. Desde então, muitas empresas estão substituindo seus sistemas, visto que a Microsoft não fornecerá mais atualizações para o sistema.

Se ainda há empresas que insistem em utilizar o Windows XP, outras simplesmente removem a compatibilidade sem alertarem os usuários sobre o tema. E foi isso que a Apple fez, deixando de disponibilizar o iTunes para o sistema operacional sem avisar seus usuários. A falta de suporte do iTunes em máquinas com Windows XP começou a ser notada esta semana, quando vários utilizadores começaram a ter problemas para realizar o login no software.

As principais queixas encontradas não estão na utilização do iTunes, mas sim na autenticação nos serviços que o iTunes oferece. Com isso, os fóruns da Apple foram inundados de queixas e muitos usuários do Windows XP ficaram indignados por não serem avisados com antecedência sobre o fim do suporte do iTunes ao XP.

Quando não conseguem realizar o login no software da Maçã, os usuários ficam privados de comprar novos conteúdos, ver os conteúdos já comprados ou fazer coisas mais simples como backups e sincronização de contatos e aplicações.

Aparentemente, qualquer versão do iTunes que seja utilizada no Windows XP apresenta o mesmo problema de login. Em testes realizados, percebeu-se que o problema aparentemente está no protocolo de comunicação segura que a Apple utiliza para a comunicação com seus serviços.

Agora, em vez de permitir acesso ao usuário por meio de sua conta, o programa somente exibe uma mensagem que diz "We could not complete your iTunes request. An unknown error occurred (error 0x80090326)". Alguns usuários relatam que recebem uma mensagem de "error -50" ou que as mensagens de erro alternam entre esses dois códigos, ou simplesmente uma mensagem "unknown error" (erro desconhecido) é exibida.

Erro no iTunes

As alterações que a Apple realizou para não deixar o iTunes funcionar no Windows XP parecem ser definitivas e por motivos de segurança, uma vez que o Windows XP ficará cada vez mais defasado sem o suporte oficial de Redmond. Dessa forma, os usuários do sistema operacional ficarão órfãos de mais um software.

Mas, vale a pena lembrar que, de acordo com a Net Applications, a cota de usuários que utilizavam o iTunes por meio do Windows XP era de 16%, valor superior ao Windows 8 e 8.1 somados.

Via VentureBeat e Pplware

Fonte: http://tech.slashdot.org/story/15/04/23/1559257/itunes-stops-working-for-windows-xp-users?utm_source=rss1.0mainlinkanon&utm_medium=feedhttp://venturebeat.com/2015/04/22/itunes-stops-working-for-windows-xp-users-apple-security-change-likely-to-blame

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.