Silêncio é a principal arma de Tim Cook em entrevistas com futuros empregados

Por Redação | 04 de Abril de 2017 às 18h10

Uma entrevista de emprego normalmente gera tensão no entrevistado. Imagine, então, se a pessoa com a qual você está conversando é ninguém menos do que Tim Cook, CEO e figura mais conhecida da Apple. Adicione a esta situação um fato curioso: Cook é conhecido por ser bastante quieto e por ficar quase que completamente em silêncio durante a conversa com alguém que se candidata a uma vaga na Maçã.

Este cenário desolador é descrito por Kim Scott, ex-funcionária do Google e da Apple, em seu novo livro Radical Candor: Be a Kick-Ass Boss Without Losing Your Humanity (ainda sem tradução no Brasil). Nas páginas, Scott comenta como foi o seu processo seletivo junto a Tim Cook, destacando que ela quase se complicou mesmo após ter sido alertada sobre esta peculiaridade do CEO da Apple.

“Tim Cook é o que eu chamo de um ouvinte silencioso”, comenta a autora do livro em entrevista ao Business Insider. “Quando eu fiz a minha entrevista na Apple, alguém me avisou: ‘Tim é extremamente quieto, não deixe isso te deixar nervosa’”, prossegue a profissional. Apesar disso, uma pergunta feita por Cook sobre qual teria sido o maior erro dela enquanto funcionária do Google quase colocou tudo a perder.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Apesar do aviso, eu não dei muita atenção e talvez tenha começado a me confessar porque ele estava tão quieto”, registra Scott. “Eu comecei a falar um sobre este erro um pouco mais do que eu realmente precisava para um completo estranho em uma entrevista. De repente, eu me dei conta de que estava prestes a contar para ele algo que provavelmente me custaria o emprego.”

Salva por um terremoto

Por incrível que pareça, a entrevista de Scott foi salva por um terremoto. Isso mesmo, um abalo sísmico começou a sacudir as instalações no Apple Park, onde estava sendo realizada a entrevista. Ela então perguntou sobre a razão para o prédio estar balançando daquele jeito e Cook, junto do engenheiro que acompanhava a entrevista, começaram a falar sobre a tecnologia antiterremoto empregada na construção, mudando o foco da conversa por um instante.

De qualquer maneira, Tim Cook gostou do que ouviu de Kim Scott, afinal ela conseguiu o emprego na Apple. Sem dúvida, este método pouco convencional tem lá a sua validade, apesar de ser um tanto quanto assustador se imaginar em uma entrevista como essa diante de uma das figuras mais proeminentes do mercado da tecnologia na atualidade.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.