Sigilo da Apple está prejudicando seu trabalho em inteligência artificial

Por Redação | 02 de Novembro de 2015 às 09h00

A cultura de sigilo da Apple está prejudicando significativamente os esforços da empresa em contratar profissionais especializados em inteligência artificial, segundo um relatório recente da Bloomberg. Enquanto outras companhias, como Microsoft, IBM e Google, permitem que seus desenvolvedores publiquem seus trabalhos de pesquisa, a Apple restringe esta atividade em seus funcionários.

A inteligência artificial é, sem dúvida, o próximo grande passo da computação, e perder talentos para concorrentes pode prejudicar as chances de sucesso da Apple neste segmento. "A Apple está fora da escala em ternos de sigilo", disse Richard Zemel, professor de ciência da computação da Universidade de Toronto. "Eles estão completamente fora do laço".

Grandes empresas de tecnologia estão investindo em softwares de inteligência artificial. O Facebook, por exemplo, é capaz de informar usuários cegos sobre certas fotografias, enquanto o Google pode criar GIFs e montagens de fotos. Já a Microsoft está trabalhando duro para reforçar a sua assistente virtual Cortana. Ou seja, essas corporações estão dando grandes passos graças a profissionais competentes.

Ao impedir que seus funcionários falem publicamente sobre seus trabalhos, a Apple prejudica suas chances de competir no mercado. Segundo a Bloomberg, novas contratações no LinkedIn e no Twitter também estão sendo impedidas de divulgar seus trabalhos. "Os bons profissionais não querem entrar em um ambiente fechado, onde tudo é segredo", disse Yoshua Bengio, professor de ciência da computação na Universidade de Montreal.

Recentemente, a Apple adquiriu duas startups de inteligência artificial, a Perceptio e a VocalIQ, para ajudar em seus esforços. Pesquisadores influentes da Microsoft também foram anunciados pela empresa para trabalharem no setor. A Maçã está anunciando centenas de vagas de trabalho relacionados a inteligência artificial, com foco em sua assistente virtual Siri e na aprendizagem computacional.

Fonte: Business Insider

Fonte: http://www.businessinsider.com/apple-secrecy-hurting-ai-research-culture-2015-10?utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.