Sidewalk: projeto transforma orelhões em totens com internet gratuita em NY

Por Redação | 26 de Junho de 2015 às 15h05
photo_camera Foto: Reprodução

O Google lançou há cerca de duas semanas uma nova divisão chamada Sidewalk. O foco da subsidiária é resolver problemas urbanos com o uso da tecnologia e a primeira missão é oferecer conexão Wi-Fi gratuita e de alta velocidade em ambientes urbanos.

Para dar início ao projeto, a Sidewalk Labs adquiriu as duas empresas que estavam trabalhando no desenvolvimento do LinkNYC: a Control Group e a Titan. Elas vão instalar totens nas cidades, como se fossem antenas de internet sem fio e Nova York será a primeira metrópole a receber o serviço.

Além da conexão Wi-Fi, os terminais terão outros recursos, como ligações gratuitas para qualquer telefone dos Estados Unidos e informações sobre a cidade e serviços municipais. Os totens ainda contarão com iluminação integrada, um tablet com Android, teclado tátil em Braille, botão de emergência para solicitar ajuda da polícia e uma porta USB para que o usuário possa carregar o seu celular.

Sidewalk NYC

Os custos, a princípio, deverão ser pagos com anúncios publicitários, como já é visto em pontos de ônibus, por exemplo.

Dan Doctoroff, chefe da Sidewalks Labs, diz que a intenção do projeto é transformar as cidades em lugares conectados onde as pessoas possam andar por qualquer rua e contar com acesso Wi-Fi rápido e gratuito.

Com a ajuda de parceiros como a Qualcomm, 10 mil telefones públicos de Nova York serão transformados em totens.

Fonte: SlashGear, Exame

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.