Seu Mac está lento? Confira 5 dicas para resolver este problema

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Business Insider

É normal que, após algum tempo de uso, um dispositivo comece a enfrentar alguns problemas e lentidão. Isso pode acontecer por diversos motivos diferentes, com soluções diferentes para cada um deles, e tudo pode variar de acordo com o seu perfil de usuário.

Coisas como arquivos desnecessários em excesso e muitos programas iniciando juntamente com o sistema operacional podem sobrecarregar o seu Mac. Assim, há algumas dicas básicas que qualquer um pode tentar a fim de deixar o computador da Apple mais ágil.

Leia mais: Formatando seu Mac: saiba como proceder com o clean install do Mountain Lion

Nós separamos neste guia cinco truques que podem ser muito úteis na hora de dar um gás novo à sua máquina. As dicas são simples e podem ser levadas a cabo por qualquer pessoa.

Macbook

1. Escolha quais programas devem ser iniciados com o sistema

Se o seu computador tem demorado mais do que de costume para carregar completamente o sistema operacional, é bem provável que o problema aqui seja a quantidade de aplicativos iniciados com o sistema. É importante verificar isso constantemente e desativar o início automático daquilo que não é necessário.

Para fazer isso, acesse Sistema > Usuários e Grupos > Itens de inicialização. Na janela que se abre, confira tudo que está marcado para iniciar com o sistema e remova o que julgar desnecessário. Lembre-se que quanto menos itens sobrarem ali, menor será o tempo de arranque da sua máquina.

2. Apague arquivos e pastas desnecessários

O acúmulo desnecessário de arquivos e pastas pode não ser um problema caso haja muito espaço de sobra em seu dispositivo. Porém, caso o Mac esteja chegando próximo de ficar sem espaço livre, isso acaba tendo desdobramentos no processamento do computador, deixando-o lento.

O melhor a fazer neste caso é dar uma geral em suas pastas e ir removendo arquivos desnecessários. Se preferir, você pode contar com o auxílio de programas como o desinstalador AppZapper e o removedor de “sujeiras” CleanMyMac, que podem ser bastante úteis.

3. Limpe as Preferências do Sistema

É muito comum que um plugin venha acompanhado de uma série de extras quando é instalado em sua máquina. Isso faz com que, ao longo do tempo, os diversos plugins adicionados ao seu Mac amontoem vários itens desnecessários nas "Preferências do Sistema".

Então, acesse esse menu do Mac e, lá, clique com o botão direito do mouse para remover qualquer item que julgue desnecessário. Lembre-se de que, em caso de dúvida, uma busca no Google pode ajudar a descobrir se uma opção ali deve ou não ser excluída.

4. Não acumule itens no desktop

Manter vários ícones no desktop é algo que também pode ocasionar lentidão do sistema. Isso porque o Mac vai renderizar estes itens a fim de criar uma miniatura para eles, o que pode consumir recursos da máquina que seriam muito melhor utilizados para fins úteis.

Então, organize tudo em pastas ou, se for possível, retire todos os ícones dali. Quanto menos itens aparecerem em seu desktop, mais ágil será o seu sistema. Esta dica, combinadas com as demais, pode resultar em melhora significativa de desempenho.

5. Atualize o seu sistema operacional

Manter a última versão do sistema operacional instalada em seu computador pode ser algo bem útil para extrair sempre o melhor do seu computador. Isso porque uma atualização traz recursos aprimorados e, de modo geral, deve sempre funcionar de forma mais suave se comparada com uma versão mais antiga.

A atualização pode ser feita diretamente pelo seu Mac, bastando acessar a Mac App Store e procurar pela versão mais recente do Mac OS X.

Conhece alguma dica especial para resolver problemas de lentidão no Mac? Então compartilhe seu conhecimento por meio da caixa de comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.