Setor logístico deve investir em nuvem, mobilidade e e-commerce em 2016

Por Redação | 24.02.2016 às 12:00

A Infor, desenvolvedora de aplicações de negócios para a nuvem, divulgou um relatório recentemente que mostra como o investimento em soluções de nuvem será prioridade nas empresas de Distribuição e Logística no próximo ano. O estudo foi produzido em parceria com a entidade de pesquisa TechValidate.

Os resultados mostram que 40% dos entrevistados são favoráveis em considerar o investimento em soluções de nuvem nos próximos 12 meses, enquanto 32% disseram que suas companhias estão hospedadas em um ambiente de nuvem. Outros 14% têm planos de mudar de aplicativos on-premise para a nuvem.

Conforme os distribuidores investem em melhorias para se diferenciar e reduzir custos em um cenário altamente competitivo, a nuvem permite que o ambiente se torne uma opção viável para ajudar a mitigar custos de TI. As aplicações de armazenamento na nuvem também podem oferecer flexibilidade e conectividade, além de aumentar a eficiência das operações diárias em diversos locais.

"A nuvem é importante para empresas de distribuição porque a mudança de modelo de negócios tem atraído novas oportunidades de crescimento e ampliado a quantidade de desafios", afirmou Kelly Squizzero, diretora de estratégia para indústria e soluções da Infor Distribuição. "Migrar para a nuvem pode ajudar empresas de Distribuição a melhorar suas ofertas para os clientes, pois as informações críticas, como níveis de inventário, podem ser acessadas em tempo real de diversas localidades. Isso pode dar aos tomadores de decisões de negócios mais visibilidade, além de ajudá-los a tomar melhores decisões para suas organizações global ou localmente", completou.

Além do aumento dos gastos com a nuvem, a pesquisa também mostrou que 57% dos distribuidores planejam investir em soluções de e-commerce nos próximos doze meses, e 44% citaram as vendas online como um importante driver para o crescimento dos negócios. A mobilidade também é um fator chave para 43% dos respondentes, que já planejam investir em aplicações móveis.

A mobilidade pode gerar alta produtividade ao permitir que os usuários acessem dados a qualquer momento através de dispositivos móveis. Isso pode ser particularmente positivo para os empregados que estão sempre em movimento, como executivos de contas ou gerentes de armazéns, que podem receber updates em tempo real quando estão longe de suas mesas.

"Estamos considerando o investimento em tecnologia de nuvem nos próximos doze meses, pois nos ajudará no crescimento da receita eliminando o custo de hardware on-site e preparando nossa companhia para o crescimento e expansão", afirmou Jeff Bolton, IT manager da Sturgis Materials.