Setor eletroeletrônico espera crescimento acima do previsto no segundo semestre

Por Redação | 25.07.2016 às 23:17

De acordo com uma sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgada nesta segunda-feira (25), o setor eletroeletrônico espera crescer no segundo semestre acima do previsto – na verdade, as previsões de crescimento do setor superam as previsões de queda feitas anteriormente.

O levantamento apontou que 49% das empresas do setor esperam ver suas vendas crescerem ainda em julho, enquanto 33% antecipam registrar queda. Já para todo o semestre, a expectativa é de crescimento para 42% das empresas, enquanto os mesmos 33% têm uma previsão mais pessimista. Mas, ao considerar todo o ano, 43% das empresas desse setor estão com expectativas positivas, enquanto 35% esperam registrar queda nas vendas.

De acordo com a Abinee, o número de empresas com negócios abaixo das expectativas diminuiu por terem conseguido reduzir demissões e verificar seus estoques de componentes e matérias primas. As expectativas com perspectivas favoráveis de vendas e encomendas para julho amentaram 12% e ficaram em 39% em comparação com o ano anterior e, das empresas que tiveram quedas no período, o percentual reduziu de 57% para 45%.

O estudo mostrou que no momento existem menos empresas demitindo funcionários (um percentual que caiu de 34% para 20% nesse período), no entanto, apenas 3% dessas empresas aderiram ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), já que a maioria delas não julga o programa ser necessário. O estudo completo está disponível para leitura no site da Abinee

Via: Teletime