Serviços de entretenimento da Apple ficam fora do ar

Por Redação | 21 de Julho de 2015 às 13h39

Está sendo uma manhã difícil para a Apple e seus usuários. Desde às 11h desta terça-feira (21), uma série de serviços da empresa está fora do ar ou com dificuldades de acesso para boa parte de seus utilizadores, no que parece ser um problema de conectividade que está afetando boa parte de suas plataformas, como a iTunes Store, a App Store e o Music, seu sistema de streaming.

Em testes realizados pelo Canaltech no momento de escrita dessa reportagem, não foi possível ouvir a rádio Beats 1 nem baixar atualizações ou novos aplicativos por meio da loja online para iPhones e iPads. Além disso, de acordo com a página de status da Maçã, também enfrentam problemas a iBooks, sua loja virtual de livros, e os sistemas da Apple TV, seu set-top box para consumo de conteúdo pela televisão.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas pela mesma página, afirma que os problemas afetam apenas uma parcela de usuários. Além disso, garante que a falha está sendo investigada para resolução o mais rapidamente possível, e promete dar mais atualizações sobre o assunto nas próximas horas.

A falha parece estar restrita aos sistemas de compra e consumo de conteúdo, uma vez que plataformas como o iCloud, por exemplo, continuam funcionando normalmente. Também não constam, de acordo com as informações oficiais, falhas em plataformas de email, lojas online para compra de dispositivos ou no iMessage, que faz a comunicação entre dispositivos por meio de mensagens de texto.

Enquanto um posicionamento oficial não chega, as especulações já começam a rolar. A principal delas tem a ver com um fluxo inesperado de usuários ouvindo, simultaneamente, a rádio Beats 1, que na manhã desta terça-feira, anunciaria, com exclusividade, os indicados para o Video Music Awards, premiação da MTV que também é uma das maiores da indústria fonográfica americana.

A queda, inclusive, aconteceu durante a revelação dos nominados, o que apenas fortaleceu a ideia de que a quantidade de pessoas conectadas à rádio foi demais para os servidores. Essa, inclusive, seria a segunda vez que a Beats 1 fica fora do ar desde seu lançamento, no dia 30 de junho – a primeira aconteceu no mesmo dia da estreia, durante sua primeira madrugada de funcionamento, e foi relacionada a um problema nos servidores da Amazon que servem de infraestrutura para o serviço.

Atualização: A Apple confirmou a queda em sua página de status de sistema, listando que todos os serviços de loja estavam indisponíveis, além dos da Apple TV e do Apple Music. Pouco tempo depois, a empresa reparou o problema e notificou que todos os sistemas estavam disponíveis novamente, porém, não esclareceu os motivos da queda.

Fontes: Apple, Engadget

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.