Será que a Apple realmente está desenvolvendo um carro?

Por Andressa Neves | 27 de Julho de 2016 às 20h55

Por ser uma impresa inovadora, a Apple está sempre envolvida em diversos tipos de rumores. A bola da vez é o seu possível projeto para o desenvolvimento de carros, que, cá entre nós, continua sendo um verdadeiro mistério. Na tentativa de descobrir a procedência das informações, a imprensa internacional tem feito grandes investigações sobre o assunto, mas os resultados apresentados ainda são bastante controversos.

Na semana passada foi anunciado que o projeto estaria atrasado em um ano, e que por isso o lançamento do Apple Car deveria acontecer somente em 2021. Diante da notícia, alguns especialistas começaram a questionar a veracidade do chamado "Project Titan".

De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (27), possivelmente a Maçã não esteja trabalhando na fabricação de veículos para comercialização: "Estou preparado para dizer que, se você acha que a Apple vai vender um carro em 2021, vai ficar desapontado", escreveu Matthew DeBord, do Business Insider. Mas por quê?

Segundo seu ponto de vista, não faz sentido que a gigante de Cupertino leve, no total, sete anos para fabricar um carro, já que o projeto está em andamento desde 2009. Na concepção de DeBord, o tempo é muito alto, principalmente se comparado ao período de criação e fabricação de veículos por parte de grandes montadoras, como a Ford, que já foi capaz de realizar todo esse processo em apenas um ano e meio.

Diante dessa perspectiva, DeBord afirma que, se a Apple realmente está desenvolvendo um carro, e se é necessário tanto tempo para lançá-lo no mercado, então há duas conclusões que podem ser tiradas: "Ou a Maçã quer desenvolver um veículo para usar tecnologias que ainda não estão prontas; ou a Apple é completamente incompetente quando se trata deste projeto."

Na contramão das divulgações de DeBord, diversas outras fontes afirmaram hoje que há mais sinais de que a gigante da tecnologia realmente está empenhada em seu iCar. De acordo com o Huffington Post, a Apple está reforçando a equipe de seu projeto secreto com a contratação de Bob Mansfield para chefiar o desenvolvimento de um carro elétrico com sistema autônomo, seguindo a tendência da Tesla e de outras fabricantes.

"Enquanto a Apple não expressa abertamente sua intenção de construir um carro, todos os sinais estão apontando para um sim. No ano passado, a empresa trouxe a bordo Doug Betts, um veterano da indústria automotiva que tinha trabalhado na Toyota e na Nissan, e Paul Furgale, um especialista em inteligência artificial e veículos autônomos", explica a reportagem.

Pensando que a Apple é mundialmente conhecida por seu perfeccionismo, é possível considerar que o projeto pode apenas estar atrasado, mas diante de todo o mistério que envolve o "Project Titan", não seria de se espantar caso todas as informações não passassem de boatos.

Seja como for, será necessário aguardar um posicionamento oficial da Maçã sobre o assunto e continuar acompanhando as novidades.

Fonte: Business Insider, The Huffington Post

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!