Selfie é documento: GOL anuncia check-in por reconhecimento facial

Por Redação | 12.05.2017 às 17:00

A GOL Linhas Aéreas anunciou nesta sexta-feira (12) que, em breve, será necessário apenas uma selfie para que os passageiros embarquem em seus aviões. De acordo com as informações, o check-in será feito por reconhecimento facial, o que torna a GOL a primeira companhia aérea do mundo a utilizar esse tipo de tecnologia.

Batizada como Selfie Check-In, a ferramenta será disponibilizada inicialmente no próprio aplicativo da GOL, mas o plano é que o recurso passe a ser adotado também nos balcões de atendimento, totens e no site da empresa. Para usufruir da novidade, o passageiro deverá baixar o aplicativo da companhia aérea e fazer o cadastro da biometria facial. Assim, para fazer o check-in apenas uma foto será necessária. “No momento em que o recurso capturar a face da pessoa, o aplicativo vai gerar um cartão de embarque automaticamente”, explicou o diretor de TI da Gol, Paulo Palaia.

Diante da tecnologia, alguns questionamentos sobre a segurança do recurso surgiram, mas parece que a companhia aérea pensou em tudo. Sobre o assunto, Palaia disse que a inteligência artificial é completamente eficaz: “O algoritmo é capaz de diferenciar uma imagem do rosto real de uma pessoa”, defendeu. Além disso, para acessar o aplicativo é necessário que o usuário forneça seus dados de acesso, garantindo ainda mais a segurança dos passageiros.

Os testes com a Selfie Check-In já começaram a ser feitos, e a expectativa é de que a ferramenta seja liberada ao público no mês de junho. A ideia é que a tecnologia facilite ainda mais o processo de embarque dos passageiros, levando comodidade e praticidade. “Geralmente, as pessoas sempre estão preocupadas quando precisam viajar de avião. Queremos tirar essa ansiedade da vida do cliente”, disse Maurício Parise, diretor de marketing da companhia aérea.

Fonte: Exame