Segundo Apple, cenário econômico brasileiro é "bastante sombrio"

Por Redação | 28.01.2016 às 11:48

Maior empresa em valor de mercado do mundo, a Apple não está otimista com o cenário econômico brasileiro. A empresa, liderada pelo CEO Tim Cook, citou o Brasil como um dos principais desafios no trimestre passado, quando as vendas de iPhones atingiram a menor taxa de crescimento desde seu lançamento em 2007. A Apple classificou como "bastante sombrio" o cenário da economia no Brasil.

A alta de 0,4% nas vendas de iPhone no quarto trimestre foi "impressionante", segundo a empresa. Isso porque grandes mercados como Brasil, Rússia, Canadá, Japão, Turquia e a Zona do Euro sofreram muito com o baixo crescimento, queda no preço de commodities e moedas fracas. O mercado externo é bastante importante para as receitas da empresa; cerca de dois terços da receita da Apple são oriundas de países fora dos Estados Unidos.

A Apple diz que, no caso do Brasil, a economia está significativamente mais fraca que há um ano. Apesar disso, Cook afirmou acreditar que a situação possa melhorar. "Nós queremos servir nossos clientes e não vamos recuar", disse o CEO.

Outra grande empresa global também já ligou seu alerta em relação a economia brasileira. A Fiat Chrysler reduziu sua estimativa de margens de lucro para a América Latina devido às difíceis condições de mercado no Brasil e às grandes incertezas que rondam a recuperação no país.

Fonte: Folha de S. Paulo

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/01/1734330-cenario-para-a-economia-do-brasil-e-sombrio-afirma-apple.shtml