Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sedes do Facebook, Google e Cisco no Vale do Silício estão ameaçadas pela maré

Por| 26 de Abril de 2016 às 06h40

Link copiado!

Sedes do Facebook, Google e Cisco no Vale do Silício estão ameaçadas pela maré
Sedes do Facebook, Google e Cisco no Vale do Silício estão ameaçadas pela maré

Uma reportagem especial do The Guardian fez um alerta preocupante: as sedes do Facebook, da Cisco e do Google, no Vale do Silício (Estados Unidos), podem ter suas estruturas ameaçadas por conta do aumento do nível do mar na região. De acordo com especialistas, mesmo considerando o cenário mais otimista das mudanças climáticas, essa região estaria comprometida.

Entre as três instalações, o novo campus do Facebook é o que corre maior risco de ser inundado em um futuro não muito distante, uma vez que está localizado mais próximo à costa. A unidade, que foi inaugurada no ano passado, tem 40 mil metros quadrados e é uma extensão da base de Menlo Park, sendo capaz de abrigar um staff de até 2.800 funcionários.

A unidade do Facebook localizada na Bay Area (Reprodução: Divulgação)

Continua após a publicidade

Lindy Lowe, que trabalha na Bay Conservation and Development Comission (BCDC) - órgão que protege a região de Bay Area -, diz que o QG do Facebook está mais vulnerável porque “eles construíram [o campus] em uma área muito rebaixada”. O local já sofreu alguns alagamentos, e segundo Lowe, temporariamente a companhia pode dar um jeito no problema, mas não a longo prazo, uma vez que inundações constantes acabarão abalando a estrutura pouco a pouco.

De acordo com previsões meteorológicas, é possível que essa unidade do Facebook seja inundada até o final do século, mas dentro das próximas décadas a estrada que dá acesso ao complexo sofrerá com tantos alagamentos que precisará de uma adaptação gritante para que continue servindo a seu propósito.

Foto aérea do Googleplex, o complexo da gigante das buscas (Reprodução: Divulgação)

Continua após a publicidade

Já quanto à sede do Google, localizada em Moutain View, e às instalações da Cisco, em San Jose, as previsões não são tão imediatistas, mas ainda assim preocupantes. Caso o efeito estufa continue acelerando o aquecimento global, o degelo da costa do Polo Norte provocará um aumento do nível do mar na região de São Francisco de quase dois metros, comprometendo ambas as locações.

As instalações da Cisco em San Jose (Reprodução: Cisco)

Quanto às soluções para essa tragédia anunciada, o diretor de planejamento da cidade de São Francisco, Gil Kelley, disse que o poder público está estudando a viabilidade de projetos para manter a infraestrutura dessas empresas a salvo, mas não desconsidera a possibilidade das gigantes da tecnologia um dia precisarem se mudar dali. “Nós temos uma grande comunidade científica e podemos envolvê-la em um desafio global” para resolver o problema, disse Kelley, esperançoso.

Continua após a publicidade

Fonte: The Guardian