SAP Labs Brasil terá projetos "visionários" para IoT e Smartcities em 2016

Por Rafael Romer | 28 de Novembro de 2015 às 14h45

A sede latino americana do laboratório de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da SAP, localizado em São Leopoldo (RS), deverá receber um novo programa para pesquisas de longo prazo a partir de 2016, voltadas para inovações e tendências futuras da tecnolgia.

Até agora, a unicade local do SAP Labs teve sua atuação focada somente em projetos de curto prazo, com periodos curtos de prototipagem e ciclos de no máximo três meses de desenvolvimento, visando principalmente atender necessidades de mercado de clientes com ofertas customizadas.

De acordo com o o líder de Inovação e Experiência do Cliente do SAP Labs Latin America, Daniel Duarte, agora os novos projetos do centro de P&D deverão mirar também em pesquisas "visionárias" de "tecnologias que não estão disponíveis no mercado".

Segundo Duarte, a empresa só deverá dar mais detalhes sobre o processo de desenvolvimento do núcleo em dezembro, mas a indicação é que o projeto poderá ter outros players envolvidos e deverá focar em duas frentes principais de tendências grandes da tecnologia - uma delas ligada à Internet das Coisas para cidades inteligentes no Brasil.

Atualmente, o laboratório da companhia tem 15 linhas de negócio que trabalham com P&D para as 25 verticais de indústria da SAP no Brasil, divididas entre demanda de clientes e projetos de inovação promovidos pela própria SAP.

Em áreas tradicionais, como cloud services e analytics, a maior parte dos projetos desenvolvidos no SAP Labs vem dos clientes, que trabalham junto com a SAP para soluções customizadas. Mas em tendência mais recentes, como a da IoT, a lógica se inverte: vários projetos são ideias da própria SAP, que desenvolve inovações que podem vir a se tornar produtos para clientes futuramente.

"O processo de Internet das Coisas ainda é muito desconhecido pelo cliente", explicou Duarte ao Canaltech. "[Em IoT] a SAP chega junto ao cliente com um propósito de pesquisar em conjunto, a gente traz a ideia de mercado e o cliente valida".

Fundado em 2006, o SAP Labs brasileiro foi expandido com um segundo edifício no final de 2006, com capacidade para abrigar 500 novos funcionários no centro de P&D da empresa por aqui - hoje já são mais de 650 colaboradores.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.