SAP inaugura data center brasileiro no terceiro trimestre deste ano

Por Rafael Romer | 14 de Março de 2016 às 18h07

Após um ano e meio de atraso em relação a estimativa inicial, a SAP deve inaugurar as operações de seu data center brasileiro no terceiro trimestre deste ano, confirmou a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, nesta segunda-feira (14).

"A gente refletiu em relação a consolidações e expansões e o data center está confirmado, com lançamento no terceiro trimestre de 2016", comentou a executiva.

O centro de dados da empresa foi anunciado em setembro de 2014 como parte de uma estratégia global da SAP para expansão de sua infraestrutura para fornecimento de serviços de nuvem. A instalação, localizada na região de Barueri (SP), será a primeira da empresa na América Latina e teve um investimento inicial de R$ 19 milhões.

Palmaka também confirmou que os planos originais de implementação de soluções no data center permanecem os mesmo, por meio do fornecimento do serviço de gestão de recursos humanos SuccessFactors. Ainda não há um roadmap de quais outros serviços serão migrados para o centro de dados, mas a expectativa é que soluções como SAP Ariba e de CRM sejam integradas.

Apesar de ser voltado primariamente para o mercado brasileiro, o data center deve suportar também operações da SAP em outros países da América Latina e abre mais espaço para a empresa reforçar suas estratégia de cloud na região. Para a presidente da SAP Brasil, plataformas em nuvem são "formas de simplificar a transformação digital" dentro de empresas – um conceito que a SAP reforçará nesta semana durante seu principal evento na região, o SAP Fórum.

Outro foco da companhia alemã será a versão mais recente do business suite S/4HANA, apresentado pela primeira vez em fevereiro do ano passado. De acordo com executivos da empresa, o sistema já tem mais de 100 clientes no Brasil, de um total de 300 na América Latina, entre pequenas, médias e grandes empresas. No mundo, o sistema já tem mais de 2 mil usuários.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.