SAP anuncia expansão de serviço de gestão de gastos Concur para o Brasil

Por Rafael Romer | 08.03.2017 às 18:20

A SAP Brasil anunciou nesta quarta-feira (08) o lançamento oficial da solução de controle de viagem, despesas e faturas Concur no país. Adquirida pela SAP em 2014, o serviço passa agora a contar com localização total para o português, suporte e atendimento a partir do escritório da empresa, em São Paulo, e cobrança em reais.

Apesar de só agora estar desembarcando de forma localizada no mercado nacional, a Concur já há algum tempo operava por aqui junto a seus clientes globais. O Brasil é hoje um dos dez principais mercados do mundo para a companhia, que conta com mais de 160 clientes multinacionais usando suas soluções no país. Só no quarto trimestre de 2016, transações de clientes no Brasil com a plataforma cresceram 40% em relação ao mesmo período do ano anterior – mesmo sem representantes em solo.

A expansão para o mercado brasileiro é considerada um movimento estratégico para a companhia, que pretente se aproveitar do momento de retração econômica para oferecer seus serviços como alternativa de gestão de custos e de otimização de processos para novos clientes.

"Nós estamos ouvindo de nossos clientes – e clientes da SAP – que esta é a hora de controlar gastos para preparar para crescimento futuro", avaliou Mike Eberhard, presidente da Concur. Valéria Soska, que antes ocupava o posição de vice-presidente de vendas para clientes estratégicos da SAP Brasil, comandará a operação da empresa por aqui.

O país será o segundo da América Latina a receber uma operação local do serviço, atrás apenas do México, que já contava com um time pré-aquisição da Concur pela SAP.

Com a equipe formada, o foco principal da empresa no Brasil será a aquisição de novos clientes para a plataforma, que é entregue em modelo de nuvem e é cobrada por relatório de despesas criado.

No primeiro momento, a Concur deverá focar sua expansão entre os 200 maiores clientes nacionais da SAP Brasil, incluindo representantes do setor financeiros e de bens de consumo. A partir daí, a empresa deverá reforçar a venda da solução entre pequenas e médias empresas (PMEs), tarefa para a qual deverá contar com a ajuda de integradores locais.

Além da busca por novos clientes, a presença local também deverá auxiliar a Concur na expansão da sua rede de parceros para a formação de um ecosistema integrado de plataformas de viagens e despesas. Já contanto com parceiros internacionais como Uber e Airbnb, a empresa buscará redes de hotelaria, apps de mobilidade urbana e companhias aéreas locais para as novas parcerias.