Sanders e Trump concordam que Apple deveria fabricar produtos nos EUA

Por Redação | 06 de Abril de 2016 às 19h52

Por mais que as ideias e posições políticas dos pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos Bernie Sanders e Donald Trump sejam totalmente opostas, em uma coisa os dois concordam: a Apple deveria estar fabricando seus produtos em solo norte-americano.

Em uma entrevista ao jornal New York Daily News, o senador Bernie Sanders disse que gostaria que a empresa de tecnologia estivesse fabricando alguns de seus produtos nos Estados Unidos, ao invés da China, sempre cumprindo com as obrigações com o governo. "Eu também gostaria que eles não tentassem fugir do pagamento de sua parte nas taxas", disse Sanders ao jornal.

A posição do milionário Trump não é muito diferente em relação à este assunto, mas é bem mais agressiva. O republicano pediu a população dos Estados Unidos para boicotar a Apple após a empresa ter se negado a ajudar o FBI a destravar o iPhone do terrorista de San Bernardino.

A Apple, embora produza nos Estados Unidos algumas partes utilizadas nos iPhones e computadores Mac Pro, fabrica grande parte de suas mercadorias em solo chinês por causa da mão de obra barata no país, o que permite que ela consiga vender seus produtos com um valor mais competitivo. Especialistas dizem que se o iPhone fosse produzido nos Estados Unidos, os consumidores poderiam pagar mais do que o dobro do que é pago atualmente.

Segundo o CEO da Apple, Tim Cook, os norte-americanos também não têm as mesmas capacidades que os chineses para produzir os eletrônicos. Em entrevista ao 60 Minutes, o executivo afirmou que os Estados Unidos ficaram para trás em relação à China nas habilidades industriais de produção de eletroeletrônicos.

É, parece que a fabricação de produtos da Maçã vai continuar sendo um ideal bem distante.

Via Cnet