Samsung vai lançar o maior HD do mundo

Por Redação | 14 de Agosto de 2015 às 11h34

Se você tem problemas constantes com espaço em disco, talvez a mais recente oferta de produto da Samsung seja uma boa. A empresa sul-coreana anunciou nesta quinta-feira (13) o que diz ser o maior HD do mundo: um SSD com 16 TB de capacidade e 48 camadas para garantir que todos os arquivos sejam armazenados com velocidade e segurança.

O componente traz consigo uma nova linha de chips NAND flash, também anunciados recentemente e disponíveis para fabricantes parceiras. Com 500 deles no interior do HD PM1633a, o produto garante uma alta taxa de transmissão de dados e durabilidade em sua utilização, de forma a tornar o disco mais durável e confiável para utilizações com alto volume de informações lidas e gravadas.

Toda essa inovação, claro, cobrou seu preço no design. Apesar de trazer um corpo metálico e possuir linhas sólidas, o novo HD da Samsung é duas vezes mais grosso que discos SSD convencionais para notebooks, além de ter um peso superior aos componentes que são encontrados hoje no mercado.

Samsung PM1633a

A demonstração do equipamento ocorreu em um gigantesco sistema de servidores, com 48 modelos iguais conectados para formarem uma instalação com mais de 760 TB de espaço disponível para dados. Apesar disso, a Samsung garante que o PM1633a estará disponível também em versões para o usuário final, de forma que tanto eles quanto os clientes corporativos possam ter acesso aos avanços em termos de armazenagem e transmissão.

Apesar disso, a Samsung não falou exatamente quando nem por quanto o novo SSD poderá ser adquirido. Seu modelo mais recente, com apenas 2 TB de espaço e tecnologia de transmissão semelhante, chegou aos Estados Unidos custando a partir de US$ 800 em sua variante para o usuário final. A expectativa, então, é que o equipamento mais avançado não saia por menos do que alguns milhares de dólares.

Fonte: ArsTechnica

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.