Samsung vai apresentar tecnologia para tênis inteligentes durante a MWC 2016

Por Redação | 16.02.2016 às 08:59
photo_camera Divulgação/Samsung

A Samsung prepara uma novidade no âmbito da computação vestível para apresentar durante a próxima MWC, que ocorre na última semana de fevereiro em Barcelona, Espanha. O item em questão é uma tecnologia para tênis inteligentes chamada IOFIT, que vem lotada de vários tipos de sensores que vão ajudar treinadores a terem mais informações sobre o desempenho de atletas de diversos esportes.

A sola do equipamento conta com sensor de pressão e acelerômetro e tudo isso se conecta a um aplicativo de smartphone. Com isso, é possível obter dados avançados que auxiliam na criação de programas de treino especializados para aprimorar habilidades ou corrigir falhas durante a execução de algum esporte. Os tênis inteligentes da Samsung serão capazes de oferecer informações precisas a respeito da distribuição de peso sobre cada pé ou quanto cada um deles contribui para a realização de determinado esforço, por exemplo, exibindo dados em tempo real na tela do aparelho móvel.

Tênis inteligente da Samsung

Tênis inteligentes da Samsung oferece informações em tempo real. (Foto: Divulgação/Samsung)

Tudo isso fica em uma biblioteca do aplicativo, que realiza análises de movimentos e compara os dados coletados com vídeos salvos no aparelho. E é assim, somando diversas funções avançadas, que o gadget pode incrementar o desempenho esportivo de atletas de inúmeras modalidades. O calçado foi desenvolvido por ex-funcionários da Samsung dentro do C-Lab, uma unidade de desenvolvimento dentro da companhia.

Durante a sua conferência na Mobile World Congress, a Samsung vai apresentar a tecnologia IOFIT ao mundo e o próximo passo é convencer grandes marcas do mundo esportivo a se associarem à ideia, incluindo as funções inteligentes do tênis da companhia sul-coreana em seus produtos. Ou seja, você não vai ver um tênis com a marca da Samsung por aí — pelo menos não por enquanto.

Fonte: Samsung